Está em vigor desde 2008, em Criciúma, uma lei que permite a criação de abelhas sem ferrão na cidade. Mas há um detalhe: somente na região do Morro do Céu. O vereador Zairo Casagrande (PSD) está liderando uma mobilização para modificar essa regulamentação.
"Três mil crianças visitam o Morro do Céu e não há qualquer risco para elas, essas abelhas sem ferrão são inofensivas. Você pode tomar banho com elas perto que nada acontece", comenta. "Se a abelha sem ferrão é inofensiva para três mil crianças, será inofensiva para qualquer um", defende.
Casagrande foi procurado por associações de meliponicultores - os apicultores e produtores de mel interessados na questão - e a intenção é destravar essa regulamentação. "Há muitas pessoas que criam abelhas sem ferrão para produção de mel em bairros da cidade. Estão fazendo ilegalmente, pois a lei autoriza somente no Morro do Céu. Ou muda a lei e proíbe abelhas com ferrão na área urbana, ou permite em toda a cidade as abelhas sem ferrão. É o que vamos propor", enfatiza.
As associações interessadas estarão reunidas na tarde desta segunda-feira, 17, para dar os últimos retoques no projeto e entregar ao vereador, para a tramitação na Câmara. "Vamos modificar isso permitindo que cultura, que é importante para a sustentabilidade do ambiente e para a polinização das plantas, essa abelha é fundamental para a apicultura", conclui.