O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, retornou ao cargo de gestor estadual na semana retrasada, após ter sido absolvido no processo de impeachment que analisava o aumento dos procuradores do Estado. Segundo Daniela Reinehr, vice-governadora que ocupou interinamente o cargo de Moisés durante as quatro semanas em que ele esteve afastado, a volta do governador deverá ser marcada por uma relação de muito trabalho e respeito.
“Temos uma situação institucional acima de tudo, uma missão a ser cumprida com o Estado, e estamos vivendo um momento de muitos desafios pela frente, muitos desafios a serem superados”, comentou. “Espero que signifique realmente uma nova etapa de muito trabalho e respeito, de resultados. O grande objetivo que nós buscamos são de resultados para SC”, completou.
Moisés voltou com atitudes diferentes para o cargo de gestor do Estado. Diferentemente dos últimos meses, em que governou praticamente afastado da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o governador vem conversando frequentemente com os deputados, prefeitos e outros líderes catarinenses, em busca de ações conjuntas para combate a pandemia de Covid-19.
Para Daniela, a mudança de comportamento de Moisés foi reflexo de muito aprendizado, que deverá ser continuado nos próximos anos de gestão. “Se a gente não aproveitar essa oportunidade para corrigir equívocos, é preocupante. Realmente espero que essa exista e seja perene e continuada essa relação, esse entrosamento de participação”, pontuou.
Segundo Daniela, o período de interinidade foi muito difícil. O cenário político catarinense, com a análise e julgamento dos processos de Impeachment contra Moisés, e os dados da pandemia de Covid-19 trouxeram uma carga a mais para a gestão do Estado. Nesta nova etapa do governo, a sua participação deverá ser mais efetiva.
“Apesar dos pesares, sempre busquei participar e fui muito atuante, e quero continuar assim. Agora de uma forma mais tranquila e perene, com mais disponibilidade, mais possibilidades, e tenho certeza que tenho muito a colaborar. Circulo muito bem dentro do Governo Federal e instituições, e quero realmente poder aproveitar isso em prol do estado”, disse.