Quem chega hoje à Igreja Santa Bárbara, em Criciúma, encontra uma pracinha no seu entorno. Ao lado do local onde está uma academia ao ar livre, que foi inaugurada em março de 2013 e recebeu o nome do saudoso radialista Clésio Búrigo, será construída a nova Unidade Básica de Saúde do bairro. A ordem de serviço foi assinada em ato na noite desta quarta-feira (23) no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal.
"Será uma unidade de porte II, modelo igual ao que inauguramos com as novas UBSs da Próspera e do São Sebastião", explicou o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande, "Com essa nova UBS, poderemos abrigar duas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), com médicos e equipe multiprofissional", detalhou. A nova unidade assumirá a função da atual, que opera perto dali, na Rua Henrique Lage, em um espaço já acanhando entre um condomínio residencial e o clube União Mineira.
O investimento será de R$ 1,5 milhão e a obra deve começar nos próximos dias, com prazo de 360 dias para execução. "A unidade atual da Santa Bárbara é uma das mais antigas da cidade", lembrou o prefeito Clésio Salvaro. "Além do próprio bairro, atende o Michel também. E com esse novo espaço vamos trazer um atendimento ainda mais humanizado e de qualidade à população", ressaltou.
Igreja, UBS e a praça
Com a construção da UBS, a academia ao ar livre deverá ser suprimida, já que a imagem do projeto mostra o muro da UBS costeando a calçada. O campo de futebol localizado ao fundo, na extrema com o clube União Operária, deverá ser preservado. Ali, antigamente, era o estádio Waldemar de Britto, do extinto Atlético Operário Futebol Clube. O gramado hoje é uma área de lazer aberta à comunidade, com um pequeno lance de arquibancadas.
Mais ao fundo existe um pedaço de praça com pavimentação em petit-pavé com calçada e escadaria em direção à Rua Domênico Sônego.
Ao lado da igreja, no fundo do terreno, existe o Salão Paroquial que, recentemente, foi usado como ponto principal de vacinação contra a Covid-19 em Criciúma. O terreno que será utilizado para a construção da UBS é, também, usado com frequência como local informal de estacionamento pelos fieis que frequentam as celebrações católicas na igreja na Santa Bárbara.
“Estamos com mais de duzentas obras em andamento na cidade. É Criciúma crescendo, sempre de olho em melhorias para a população”, concluiu o secretário de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Tita Belloli.