As aulas presenciais na graduação e das atividades no Ensino a Distância (EaD) para o ano de 2024 serão retomadas nesta segunda-feira (26) na Unesc. Mais de 16 mil acadêmicos, provenientes de diversas cidades da região e do país, voltam a circular pelo campus da universidade.
Para facilitar a logística do primeiro dia, a Unesc exibirá em telões espalhados pelo campus mapas de sinalização das salas de aula, enquanto monitores estarão distribuídos pelos corredores, prontos para auxiliar e proporcionar uma acolhida calorosa.
A Unesc passa por reformas e ampliações, criando novos espaços para atender às necessidades de estudantes, professores, gestores e comunidade. Nos próximos meses, pelo menos 15 obras serão inauguradas, com investimentos totais de quase R$15 milhões, divididos entre recursos de emendas parlamentares, do Governo do Estado e investimentos próprios da universidade.
O dia de boas-vindas aos estudantes, para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, marca a consolidação de dois anos da Graduação Multi. A iniciativa pedagógica é direcionada aos cursos com o propósito de desenvolver habilidades e competências, integrando os conhecimentos relacionados à profissão escolhida pelos estudantes e alinhando-se às demandas atuais.
"A Unesc acolhe a todos com calor humano, sendo uma universidade que celebra a pluralidade e valoriza, acima de tudo, a excelência em suas diversas missões: ensino, pesquisa e extensão", diz Luciane. "Não é por acaso que estamos na vanguarda da educação. Esses resultados se devem a um intenso trabalho, com professores altamente capacitados, laboratórios equipados com tecnologia de ponta e uma estrutura ampla e moderna. Nossa instituição não apenas se destaca no presente, mas está constantemente à frente, buscando o melhor para nossos acadêmicos e, consequentemente, para toda a comunidade", complementa a reitora.
"Este é um momento muito importante para todos nós. Nos preparamos muito para esse momento e para receber nossa comunidade acadêmica com entusiasmo para iniciar o semestre letivo em grande estilo. Recebemos pessoas de todas as idades, perfis e realidades e temos a grande responsabilidade de valorizar o tempo em que estão conosco se dedicando aos estudos", acrescenta a pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni.
Infraestrutura em evolução
Segundo a reitora, ao longo do período de férias dos estudantes a universidade passou por reformas, ampliações e criação de novos espaços voltados a estudantes, colaboradores, professores e comunidade em geral.
"As melhorias têm como objetivo atender às necessidades de diversos públicos. Temos a certeza de que todos terão gratas surpresas ao retornar e ao longo das próximas semanas, quando realizaremos as inaugurações das obras feitas com tanto afinco pela nossa equipe", sublinhou Luciane.
Uma das áreas em expansão integrará a estrutura atual das Clínicas Integradas, abrangendo diversos cursos como Medicina, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Odontologia, Psicologia, entre outros.
O novo ambiente será equipado com um Laboratório de Análises Clínicas, o qual entrará em operação, possibilitando a realização de até 10 mil exames por mês. A expansão visa conectar a área ampliada à estrutura já existente das Clínicas Integradas, incluindo a implantação do Acolher nesse novo espaço, que compreenderá ainda um ambulatório destinado a pequenas cirurgias, além de uma central de esterilização.
Adicionalmente, o espaço contemplará um Centro de Psicologia, reforçando ainda mais a oferta de serviços e recursos para a comunidade acadêmica, ampliando os atendimentos à população.
Outras obras a serem inauguradas serão um novo espaço de convivência para acadêmicos; a estrutura do Centro Especializado em Reabilitação II; a academia da Universidade; a piscina do Complexo Esportivo totalmente reformada; um parque infantil e estruturações internas no Colégio Unesc, entre outras novidades.
Expectativa de até 4 mil vagas no programa Universidade Gratuita
O programa Universidade Gratuita, do Governo do Estado, deve beneficiar mais estudantes em 2024. Na Unesc, a expectativa é de que até 4 mil estudantes sejam contemplados com a bolsa de estudos.
"Este é um programa que chegou para revolucionar a educação superior em Santa Catarina. Trata-se de importante estratégia para o desenvolvimento pessoal e social do nosso estado, por meio da educação superior que também impactará em outras áreas. O Universidade Gratuita teve pleno êxito em 2023 e, agora, com mais quatro mil vagas, irá possibilitar o estudo a ainda mais pessoas na nossa universidade", enfatiza a reitora.
A intenção do Governo do Estado é investir R$ 1,2 bilhão até 2026, gerando até 70 mil vagas, sendo 28 mil no ano passado.
Para concorrer às bolsas é necessário estar matriculado em algum dos cursos de graduação e, após o início das aulas, fazer o encaminhamento de toda a documentação necessária, detalhada em edital a ser lançado pelo Governo do Estado.
--
Colaboração: Daniela Savi/Agecom/Unesc