Um novo capítulo na vida acadêmica da Unesc se inicia com a abertura do Espaço Conviver II, um ambiente planejado para aprimorar a experiência da comunidade durante as refeições. O espaço foi inaugurado na noite dessa terça-feira (27).
Com uma área interna de 18,71m², o ambiente foi construído em estrutura metálica, revitalizando um local antes subutilizado no Bloco XXI. O investimento na obra foi feito com recursos próprios da universidade e totalizou R$ 75 mil.
"Este espaço atende a uma demanda percebida, permitindo que os estudantes tragam seus próprios alimentos, tenham essa opção de espaço para aquecê-los e fazer as refeições, além de contribuir para uma convivência mais enriquecedora no campus", disse a reitora Luciane Bisognin Ceretta, destacando que há outros projetos em andamento na universidade em benefício da comunidade acadêmica.
Trata-se da primeira inauguração de uma série de obras que a instituição projetou para este ano. Equipado com seis micro-ondas, duas pias, mesas e cadeiras, o local não apenas atende às necessidades alimentares, mas também se torna um ponto de encontro para estudos e convívio entre os acadêmicos.
Interação e convivência
"Ao desenvolver ambientes dedicados ao trabalho e estudo, é igualmente fundamental proporcionar espaços destinados à interação e convivência. Este local é especialmente concebido com esse propósito de, além das refeições, poder descansar, dialogar e compartilhar momentos. O resultado é um ambiente atraente, leve, contemporâneo e proporcional à relevância que cada um de vocês tem em nossa universidade", complementou a reitora, pouco antes do descerramento da placa de inauguração.
A arquiteta do Departamento de Projetos e Infraestrutura da Unesc (DPI) Laíse Volpato, liderou o desenvolvimento deste projeto que, conforme ela, foi inspirado no conceito do Conviver I, localizado no bloco S, e inaugurado ainda em 2023. "Adotamos uma linguagem consistente, destacando a estrutura metálica e retomamos elementos que já foram incorporados no primeiro ponto. Nossa busca é constante por ambientes aprimorados para os estudantes, oferecendo um local mais propício para o convívio. Esperamos que aproveitem ao máximo deste novo espaço", comentou Laíse.
O presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Caion Alves, enfatizou sua gratidão neste dia especial. "Este novo ambiente representa mais uma conquista significativa para os estudantes, evidenciando a eficácia da nossa voz. A hora das refeições torna-se um momento de qualidade, aproveitando um ambiente cuidadosamente pensado e elaborado com carinho. Expressamos nossa sincera gratidão à reitoria por mais esta iniciativa da Instituição", agradeceu Alves, em nome dos mais de 16 mil estudantes.
Investimentos
Em constante evolução, a Unesc está passando por reformas e ampliações, criando novos espaços para atender às necessidades de estudantes, professores, gestores e comunidade. Nos próximos meses, pelo menos 15 obras importantes serão inauguradas com investimentos totais de quase R$ 15 milhões, divididos entre recursos de emendas parlamentares, do governo Estadual e investimentos próprios da Universidade.
Nas próximas semanas devem ser inauguradas oficialmente pela gestão universitária a Clínica de Medicina; a Clínica de Psicologia; o novo espaço do Centro Especializado em Reabilitação (CER II); a academia da Universidade; a piscina do Complexo Esportivo; o parque infantil do Colégio Unesc; a copa e o espaço de descanso dos colaboradores; um laboratório de computação no Bloco XXI A; a Central de Esterilização na Clínica de Odontologia das Clínicas Integradas, além de outras obras realizadas com investimentos próprios e apoio externo.
--
Colaboração: Daniela Savi