Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Unesc já formou mais de 50 mil profissionais em seus 53 anos de história

Por muito tempo, tratou-se de uma Fundação Educacional (Fucri), onde não havia votação direta para a escolha do reitor

Por Letícia Ortolan Criciúma, SC, 22/06/2021 - 09:27 Atualizado em 22/06/2021 - 09:38
Foto: Arquivo/4oito
Foto: Arquivo/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Fundada pelo ex-prefeito de Criciúma, Ruy Hulse, a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) completa 53 anos nesta terça-feira, 22. Por muito tempo, tratou-se de uma Fundação Educacional (Fucri), onde não havia votação direta para a escolha do reitor. Depois de lutas pela redemocratização dos votos, o cenário mudou, tendo o professor Édson Rodrigues como o primeiro diretor eleito.

Em entrevista ao Programa Adelor Lessa, nesta manhã, Rodrigues lembrou da conquista pelo formato da eleição. “Na época, o Ruy Hulse assumiu a redemocratização e estivemos nessa luta que repercutiu internamente na universidade, provocando mudanças no estatuto. Atingiu em cheio o coração das lideranças estudantis”, relatou sobre o tempo em que a escolha do diretor era baseada em atitudes políticas. 

Atualmente, o professor afirma que a Unesc é a única universidade que mantém a tradição do voto direto universal e possui reconhecimento na sociedade, lideranças pessoais e população em geral. Édson esteve na coordenação entre 1993 e 1997, estando presente também no processo de transformação para a universidade. 

Hoje em dia, com Luciane Ceretta na reitoria em seu segundo mandato e sendo a primeira mulher a assumir o cargo, a Unesc presta apoio a inúmeras demandas sociais. Dispõe atendimento nas clínicas da área da saúde como as Casas da Cidadania, serviços por meio de Instituto Científico e Tecnológico, museu de zoologia que é referência Latino Americana, além de ter os melhores programas de mestrado e doutorado. 

“Ao decorrer da história, a universidade tem formado mais de 50 mil profissionais em todas as áreas do conhecimento  e contribui para o desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental da cidade, região e estado” destaca a reitora completando “é um momento de desafios decorrente a uma crise sanitária não projetada, mas temos um time muito unido e integrado com o propósito de fazer mudanças”. 
 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito