A Unesc recebe, a partir desta terça-feira, 10, o 18º Encontro Estadual de História da ANPUH-SC (Associação Nacional de História - seção de Santa Catarina). Com a proposta de colocar em debate o tema "Direitos Humanos, sensibilidades e resistências", o evento, realizado desde 1986, conectará professores, estudantes, pesquisadores e profissionais de todo o Brasil.
Totalmente na modalidade online, a programação vai até sexta-feira, 13, com 14 atividades, entre oficinas, simpósios, mesas redondas e a assembleia eleitoral da Associação. "O objetivo é democratizar o acesso ao conhecimento científico e criar condições para que os profissionais da área, ou o público em geral, discutam assuntos que impactam diretamente a vida social, que por possuir historicidade precisa ser debatida de maneira mais abrangente", destaca o coordenador da comissão organizadora, Tiago da Silva Coelho.
Conforme Coelho, o Encontro Estadual de História tem importância atestada não apenas pelas centenas de profissionais formados e em formação que nele costumam se reunir, mas também pela qualidade das atividades acadêmico-científicas associadas.
Esta é a segunda vez que o evento é realizado na Unesc, e mais uma vez tem como principal parceiro o curso de História, que em 2020 completará 25 anos de atuação no Sul catarinense. Além de fomentar a interlocução do conhecimento científico, o Encontro é um espaço estratégico para fortalecer redes e consórcios acadêmicos vinculados às universidades brasileiras e estrangeiras dedicadas à pesquisa, à produção e à difusão da inovação científica em História.
Para contribuir com a troca de conhecimentos e a produção científica, as inscrições podem ser feitas em https://www.encontro2020.sc.anpuh.org. A programação também está disponível no site.