O Programa Universidade para Todos (Prouni) do Ministério da Educação abre, na próxima semana, as inscrições para concorrer a bolsas de estudo, integral e parcial (50%). Pelo Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), são 45 bolsas integrais e mais 42 bolsas de 50%, divididas nos mais diversos cursos.
É preciso atenção às datas, já que o período de inscrição é curto, abre na terça-feira, dia 22, e já encerra na sexta-feira, dia 25, conforme calendário disponível no site oficial. Segundo a assistente social da Instituição, Ana Paula Debiasi, que coordena todo o processo de concessão de bolsas, os candidatos a uma bolsa podem aproveitar o resultado do Enem. "A nota do Enem é importante para pleitear uma Bolsa integral ou parcial com duração para o curso todo, desde que atendam os critérios de manutenção", explica.
Documentação
Para a comprovação das informações declaradas no cadastro, Ana Paula ainda orienta que o aluno deverá acessar o site do Unibave e verificar a documentação comprobatória solicitada. A documentação poderá ser entregue na Central de Atendimento ao Estudante (CATE) para assistente social, ou enviar no e-mail [email protected].
Critérios
Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.
Somente poderá se inscrever no Prouni o estudante brasileiro que não possua diploma de curso superior e que tenha participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na redação.