Na madrugada desta segunda-feira (16), novos caminhões compactadores começaram a atender a população urussanguense. Trata-se da empresa Limpatur Limpeza Urbana LTDA, vencedora da licitação de terceirização da coleta de resíduos sólidos. A terceirização deste serviço chega com o intuito de suprir as demandas do município e melhorar o trabalho prestado para a comunidade. A frota antiga e os altos custos de manutenção dos caminhões geravam falhas no processo e críticas da comunidade que clamava por uma solução.
Para o prefeito Jair Nandi, a terceirização irá resolver esses problemas. "Toda a responsabilidade de equipamentos e colaboradores passa a ser dessa empresa. Se quebrar um caminhão, por exemplo, a empresa tem a obrigação de repor imediatamente, o que vai melhorar a coleta de resíduos sólidos na cidade, porque a empresa tem condições de repor equipamentos e pessoal. Isso vai atender melhor o cidadão lá na ponta, o que era uma demanda e mais um desafio que tínhamos incorporado e decidido finalizar", explica Nandi.
A licitação foi realizada em abril de 2022, onde três empresas apresentaram propostas, sendo a vencedora a que apresentou menor valor. Segundo o contrato, serão pagos R$ 254,00 por tonelada para a empresa que coletará os resíduos nas áreas urbana e rural e transportará até o Cirsures. O contrato tem validade de um ano e prevê a coleta de 3.492 toneladas de resíduos, pelo valor total de R$ 886.968,00. A empresa Limpatur Limpeza Urbana LTDA já atua em cidades de Santa Catarina e Paraná.
Dois motoristas e quatro coletores estarão atuando no novo serviço de coleta. Dois coletores e um motorista já atuavam no serviço junto a PMU e foram contratados pela Limpatur, junto de um novo motorista e dois coletores que foram selecionados pela empresa.