Urussanga celebra, nesta semana, 146 anos de fundação com um olhar atento ao contexto histórico e ao valor dos trabalhadores do município. Para o prefeito interino Jair Nandi o esforço coletivo que moldou a cidade desde os tempos da picareta até as modernas máquinas é uma das principais características da cidade.
“Urussanga foi construída com muito trabalho e dedicação por um povo que acorda cedo e dorme tarde,” afirmou Nandi. “É um povo corajoso que aceita desafios e não esmorece nos momentos mais difíceis, mantendo uma economia diversificada e próspera”, completou.
Um dos pilares econômicos de Urussanga é a agricultura familiar, que representa cerca de 10% do fluxo financeiro local. Além disso, o setor de serviços, incluindo comércio, indústria, turismo e gastronomia, contribui significativamente para a economia municipal. “Urussanga é uma das cidades mais desenvolvidas da região sul no segmento econômico, o que nos enche de orgulho,” ressaltou o prefeito.
Dificuldades na gestão
Desde que assumiu o cargo há 40 dias, Nandi enfrenta uma série de desafios, incluindo o cumprimento de uma decisão judicial referente à operação da Polícia Civil e Ministérios Público que prendeu Gustavo Cancellier. O fato exigiu a formação imediata de uma equipe de governo técnica e capacitada.
“Nossa maior preocupação foi montar uma equipe técnica que entendesse o tamanho do desafio,” explicou Nandi. “Caso a decisão judicial não fosse cumprida, eu poderia enfrentar multas pesadas, chegando a mil reais por dia”.
Não descuidar dos serviços básicos, como saúde, educação, agricultura, infraestrutura, turismo e cultura também são prioridades. “Não podemos esquecer do nosso tradicionalismo, das nossas festividades e eventos, como a festa do vinho, que são marcos importantes do nosso calendário cultural,” disse Nandi.
Cidade em festa
O município celebra os 146 anos desde a segunda-feira (20) e a festa segue até domingo (26). O sábado (25) promete ser um dia festivo na Praça da cidade, com uma agenda cheia de shows, gastronomia típica, exposições e atividades recreativas, incluindo jogos tradicionais como mora e bocha, além de um encontro de associações Ítalo-brasileiras.
As comemorações terminam no domingo, dia do aniversário de Urussanga, começando com a alvorada festiva e o repique dos sinos às 6h. Às 9h30, haverá uma homenagem no monumento do imigrante, na Praça Anita Garibaldi, seguida de uma missa especial, às 10h na Igreja Matriz, em honra aos 146 anos da cidade. Após a cerimônia, os participantes serão convidados a compartilhar um bolo comemorativo.