No próximo dia 26 de maio, Urussanga comemora 144 anos de emancipação político-administrativa e 30 anos do Gemellaggio, um pacto de amizade com a cidade italiana de Longarone. Na Itália, a irmandade entre as cidades ocorreu em outubro de 1991. Já em Urussanga, em maio de 1992. Para comemorar a data, o Poder Público de Urussanga formou uma Comissão Organizadora do 30º aniversário do Gemellaggio. O ato de assinatura nomeando a comissão aconteceu na manhã desta quarta-feira (02), na Sala de Atos da Prefeitura.
A comissão é formada pelo presidente, Luiz Antônio Fabro; vice-presidente, Scheila Zomer Bosa; primeiro secretário, Eduardo Cechinel Bonetti; segundo secretário, Rosana Alves de Costa; primeiro tesoureiro, Gialdino da Luz; e segundo tesoureiro, Elson Roberto Ramos. Eles representam, na comissão, o prefeito municipal, CDL, entidades culturais, poder executivo, ACIU e poder legislativo, respectivamente.
Tesoureiro no ano de 1992, Luiz Antônio Fabro destaca que a comissão irá trabalhar no eixo temático, envolvendo amizade, cultura e desenvolvimento. "Nesses 30 anos tivemos vários progressos em relação ao pacto de amizade que busca, não somente resgatar as origens e a amizade entre as duas cidades, mas principalmente o desenvolvimento. Vamos trabalhar nessa comissão no eixo temático que é a amizade, cultura e desenvolvimento. Vamos buscar junto aos empreendedores de Urussanga que tipo de ações que podem ir de encontro com a cidade de Longarone, que abrirão não apenas as portas da cidade italiana, mas de toda a Itália e toda a Europa. É nessa linha que estaremos trabalhando. Por exemplo, a Rosana, que compõe a comissão, é professora efetiva de Urussanga e diretora, e quer inserir a história do Gemellaggio em disciplinas que envolvem geografia e história", explica Fabro, que em 1992, exercia a função de tesoureiro, na comissão que assinou o Gemellagio.
Existe a possibilidade de uma Comitiva Italiana vir para Urussanga na comemoração. "Estamos em contato direto com o Luigino Olivier. Em função da pandemia, ele nos passou que a avaliação da vinda de uma comitiva de lá acontecerá no final de março. Mas tudo isso, estamos acompanhando. A comemoração vai acontecer de qualquer forma. Óbvio que se tivermos uma comissão sanitária que não nos permitirá, aí faremos ajustes ou até cancelaremos. Mas, não é a nossa idéia", frisa o presidente da Comissão do Gemellaggio.
O prefeito interino de Urussanga, Jair Nandi, afirma que o momento é de renovar o pacto. "Além de relembrar e fortalecer, vale ressaltar que esse é o momento de nós renovarmos esse pacto, que fundamentalmente gerou muitos fruitos para Urussanga. Quero destacar a importância das pessoas que tiveram a iniciativa lá atrás, em 1991, na Itália, e depois aqui, de criar esse pacto, principalmente de manter as relações voltadas a tradição das duas cidades. Nomeamos uma comissão para que possam organizar efetivamente esse evento de comemoração. Estamos falando da década de 90, onde não tínhamos internet, não tínhamos a capacidade de fazer audiências online, e hoje, com o passar do tempo, o mundo mudou muito. Então, precisamos aproveitar esse momento para fortalecer esse pacto cultural, não apenas voltado aos enlaces culturais, mas também nos viéis econômicos e tecnológicos".
Uma sessão solene, para comemorar a data, será realizada no dia 26 de maio. "Vamos reafirmar o pacto nesse dia, mas durante o mês de maio teremos outros eventos. Vamos nas escolas explicar o que é o Gemellagio, qual a importância, o que significa, o que já gerou, e essa é a idéia", pontua Jair Nandi.
Confira no podcast a reportagem completa: