Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Urussanga prepara 30º aniversário do Gemellaggio com Longarone

Em maio, pacto de amizade será renovado. Uma comitiva deverá vir da Itália para participar dos eventos

Por Enio Biz Urussanga, SC, 02/03/2022 - 11:05 Atualizado em 02/03/2022 - 15:48
Fotos: Enio Biz / 4oito
Fotos: Enio Biz / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

No próximo dia 26 de maio, Urussanga comemora 144 anos de emancipação político-administrativa e 30 anos do Gemellaggio, um pacto de amizade com a cidade italiana de Longarone. Na Itália, a irmandade entre as cidades ocorreu em outubro de 1991. Já em Urussanga, em maio de 1992. Para comemorar a data, o Poder Público de Urussanga formou uma Comissão Organizadora do 30º aniversário do Gemellaggio. O ato de assinatura nomeando a comissão aconteceu na manhã desta quarta-feira (02), na Sala de Atos da Prefeitura.

A comissão é formada pelo presidente, Luiz Antônio Fabro; vice-presidente, Scheila Zomer Bosa; primeiro secretário, Eduardo Cechinel Bonetti; segundo secretário, Rosana Alves de Costa; primeiro tesoureiro, Gialdino da Luz; e segundo tesoureiro, Elson Roberto Ramos. Eles representam, na comissão, o prefeito municipal, CDL, entidades culturais, poder executivo, ACIU e poder legislativo, respectivamente.

Tesoureiro no ano de 1992, Luiz Antônio Fabro destaca que a comissão irá trabalhar no eixo temático, envolvendo amizade, cultura e desenvolvimento. "Nesses 30 anos tivemos vários progressos em relação ao pacto de amizade que busca, não somente resgatar as origens e a amizade entre as duas cidades, mas principalmente o desenvolvimento. Vamos trabalhar nessa comissão no eixo temático que é a amizade, cultura e desenvolvimento. Vamos buscar junto aos empreendedores de Urussanga que tipo de ações que podem ir de encontro com a cidade de Longarone, que abrirão não apenas as portas da cidade italiana, mas de toda a Itália e toda a Europa. É nessa linha que estaremos trabalhando. Por exemplo, a Rosana, que compõe a comissão, é professora efetiva de Urussanga e diretora, e quer inserir a história do Gemellaggio em disciplinas que envolvem geografia e história", explica Fabro, que em 1992, exercia a função de tesoureiro, na comissão que assinou o Gemellagio.

Existe a possibilidade de uma Comitiva Italiana vir para Urussanga na comemoração. "Estamos em contato direto com o Luigino Olivier. Em função da pandemia, ele nos passou que a avaliação da vinda de uma comitiva de lá acontecerá no final de março. Mas tudo isso, estamos acompanhando. A comemoração vai acontecer de qualquer forma. Óbvio que se tivermos uma comissão sanitária que não nos permitirá, aí faremos ajustes ou até cancelaremos. Mas, não é a nossa idéia", frisa o presidente da Comissão do Gemellaggio.

O prefeito interino de Urussanga, Jair Nandi, afirma que o momento é de renovar o pacto. "Além de relembrar e fortalecer, vale ressaltar que esse é o momento de nós renovarmos esse pacto, que fundamentalmente gerou muitos fruitos para Urussanga. Quero destacar a importância das pessoas que tiveram a iniciativa lá atrás, em 1991, na Itália, e depois aqui, de criar esse pacto, principalmente de manter as relações voltadas a tradição das duas cidades. Nomeamos uma comissão para que possam organizar efetivamente esse evento de comemoração. Estamos falando da década de 90, onde não tínhamos internet, não tínhamos a capacidade de fazer audiências online, e hoje, com o passar do tempo, o mundo mudou muito. Então, precisamos aproveitar esse momento para fortalecer esse pacto cultural, não apenas voltado aos enlaces culturais, mas também nos viéis econômicos e tecnológicos".

Uma sessão solene, para comemorar a data, será realizada no dia 26 de maio. "Vamos reafirmar o pacto nesse dia, mas durante o mês de maio teremos outros eventos. Vamos nas escolas explicar o que é o Gemellagio, qual a importância, o que significa, o que já gerou, e essa é a idéia", pontua Jair Nandi.

Confira no podcast a reportagem completa:

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito