O Governo do Estado só vai repassar valores para o funcionamento da UTI do Hospital São Donato, de Içara, quando a unidade estiver atendendo. Conforme o diretor-administrativo do HSD, Julio de Luca, a direção optou por não iniciar o funcionamento da UTI com medo da demora para o início dos pagamentos, mas isso deve mudar em julho.
“A decisão de não abrir foi com receio do Estado demorar para começar a pagar os convênios. A diretoria tem esse receio porque o Estado é muito grande e demora para colocar as coisas para funcionar”, citou. Assim que a unidade estiver funcionando, passará por uma vistoria do Governo do Estado, que liberará os pagamentos.
O Governo do Estado na verdade servirá como um “quebra galho”, já que os recursos devem ser repassados pelo Governo Federal. O dinheiro vindo do Ministério da Saúde vai começar a chegar dentro de sete ou oito meses após o início dos atendimentos na UTI.
Outra preocupação é referente a contratação de profissionais. “As pessoas que passaram no processo seletivo estão esperando serem chamadas para trabalhar. Os leitos poderiam estar funcionando já, mas esse receio é justo. A diretoria tem que enfrentar o problema de frente e colocar para funcionar”, destacou.
Maternidade do São Donato
Os atendimentos na maternidade do Hospital São Donato estão garantidos pelo menos até o fim do ano. Vão utilizar verbas liberadas por emendas de políticos e parte dos recursos disponibilizados para os hospitais filantrópicos, no qual o São Donato tem direito a R$ 762 mil.
“Teremos que buscar os recursos em outros lugares. Temos a emenda da Geovania de Sá, tem uma do João Paulo Kleinubing, do Esperidião Amin e uma prometida pelo Daniel Freitas. Não podemos ficar nos lamentando com as coisas que acontecem não. A diretoria precisa dar resultado para a sociedade”, concluiu.