O município de Criciúma recebeu na manhã desta quarta-feira, 25, mais 4.500 doses da vacina contra a Influenza. A estratégia de distribuição desta leva de doses, até o momento, inclui a vacinação de profissionais da área da saúde e, também, idosos acamados, que receberão o atendimento em suas próprias casas.
“Das doses recebidas, 1 mil irão para os profissionais da saúde. Os médicos e enfermeiros do hospital Santa Catarina já estão quase todos vacinados, São José já iniciou a vacinação, o São João batista pegou as doses ontem, resta ainda o início na Unimed”, destacou a técnica de enfermagem do setor de Imunização da Vigilância Epidemiológica de Criciúma, Kelli Barp Zanette.
As demais doses serão direcionadas para as unidades de saúde, que atenderão os idosos acamados. As equipes de de saúde de cada unidade já realizaram o levantamento da área de abrangência dos postos, verificando quantos acamados acima dos 60 anos moram na região.
“Todo acamado vai ter direito de receber vacina, só que neste momento, na primeira fase, abriu somente para os idosos com essa condição. Aquela pessoa não acamada, com menos de 60 anos, será vacina na segunda fase de vacinação, em abril”, pontuou Kelli.
As vacinas vão sendo enviadas ao município na medida com que as já recebidas vão acabando. A próxima estratégia de vacinação, segundo Kelli, irá abranger pessoas de mais idade sequencialmente. Serão pessoas de 100 anos, depois 90 anos, 80 anos e, assim, sucessivamente.
“Tanto para o acamado quanto para esses outros, a equipe vai ligar, marcar, e se deslocar para vacinar. Estamos com o movimento de 20 motoristas para pegar o vacinador, a vacina, e ir pra casa dessas pessoas. Por mais que toda a comunidade de Criciúma esteja sabendo que a vacina chegou, pedimos que não comecem a rodar a cidade a procurar as unidades de saúde, fiquem em casa e aguardem”, ressaltou e técnica em enfermagem.