Esta é a última semana da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo. Em Criciúma, até agora, foram imunizadas 84% das crianças, enquanto a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95% até o último dia de campanha, na sexta-feira. Para garantir que o município consiga alcançar o objetivo, nesta semana as ações de conscientização estão sendo intensificadas pela Secretaria Municipal de Saúde.
“Nós gostaríamos de vacinar 100% das nossas crianças. O município tem toda a estrutura e 44 salas de vacinação. Além disso, temos duas salas de vacina, no 24 Horas da Boa Vista e na Policlínica do Rio Maina, abertas até as 19h”, explicou a secretária municipal de Saúde, Francielle Gava.
Os agentes comunitários estão fazendo busca ativa. Nas escolas, a orientação é que diretores chequem as carteirinhas das crianças. Nas Unidades Básicas de Saúde, também acontece a verificação e os profissionais devem ligar para os responsáveis. Além disso, um furgão da saúde fica em frente às principais escolas do município para que os pais possam vacinar seus filhos.
Faltam 1,1 mil crianças
Em Criciúma mais de 10 mil crianças estão no público-alvo de um ano a menores de cinco anos. “Para atingirmos essa meta de 95%, nós ainda precisaríamos vacinar aproximadamente 1,1 mil crianças”.
A secretária observou que já há um caso suspeito de sarampo em Florianópolis. “Não compreendo porque um responsável não queira proteger seu filho. Temos vacina, vacinador, unidades de saúde próximas às casas. A gente faz este apelo aos pais para que depois não tenham o peso na consciência da criança contrair a doença por não ser vacinada”, alertou.