Começa nesta segunda-feira, 23, a partir das 8h, a vacinação contra o Influenza em Criciúma. A novidade neste ano, pensando nos cuidados contra a propagação do Covid-19, é a possibilidade de vacinação dentro do carro. O sistema funcionará na tenda armada pelo exército brasileiro na prefeitura: o usuário faz o cadastro em uma barraca na entrada do Paço, vai com o carro até uma segunda e faz a vacinação ali mesmo.
A vacinação acontecerá em 49 pontos pela cidade, sendo excluídos os postos de saúde. "Tiramos das unidades de saúde, será no centro comunitário, na creche, na escola. No centro, por exemplo, será na Lapagesse", explicou o secretário de Saúde, Acélio Casagrande. Também será disponibilizado nas unidades dos bairros o atendimento no carro, caso o paciente não consiga descer do veículo.
A campanha foi antecipada devido ao Covid-19. Excluir a gripe causada pelo Influenza pode ajudar na identificação do novo coronavírus, além de evitar que pessoas com gripe comum ocupem as unidades de saúde. "A vacina do Influenza foi antecipada para que as pessoas fiquem protegidas dessas gripes, porque a partir do momento em que tem a expectativa do crescimento do coronavírus, queremos dar atenção aos cuidados para essa doença", completou Acélio.
A remessa que chegou para a prefeitura é 8,9 mil doses; ela vai chegando semanalmente, de acordo com Acélio. O município necessita de 25 mil doses para a cobertura completa. Primeiramente, serão priorizados os idosos acima de 60 anos e os profissionais da área da saúde. Confira os locais de vacinação aqui.