As 320 doses enviadas pelo governo federal não foram suficientes para encerrar, em Maracajá, o primeiro dia da 22ª Campanha Nacional da Vacinação Contra a Gripe Influenza. O estoque terminou antes do final do expediente do Cemasas (Centro Municipal de Assistência a Saúde), às 16h. A campanha pode ser retomada na quarta-feira, 25.
O Departamento Municipal de Saúde de Maracajá criou o espaço alternativo para vacinação contra a influenza, utilizando tendas para proteger os pacientes e evitar aglomerações. “Tivemos um dia de trabalho intenso, mas não chegamos a registrar filas”, disse a coordenadora da sala de vacinas, Silvana Bilésimo.
A quantidade de doses disponibilizada pelo governo federal, insuficiente para metade do público alvo da primeira fase da campanha, deve ser reposta na quarta-feira, 25, conforme informações da Secretaria de Estado da Saúde. “Assim que tivermos mais doses, informaremos pela imprensa e redes sociais da administração municipal”, acrescentou Silvana.
Neste primeiro dia de vacinação, segundo a coordenadora, foram priorizadas as normas do protocolo para atendimento ao público, protegendo servidores e pacientes com mais de 60 anos de idade, de possíveis contaminações pelo covid-19. Foi montado um procedimento que evitou contato entre pessoas, profissionais e superfícies do Cemasas.