Notícia atualizada às 20h25
Nenhuma rota alternativa ao Morro dos Cavalos é fácil. Mas a falta de previsão para liberação do trecho da BR-101 após o afundamento da pista obriga motoristas a procurarem outros caminhos.
Os tempos de viagem tendem a ser maiores do que os informados pelo Google Maps em razão do trânsito intenso nessas vias.
Na noite desta segunda-feira (15), a Secretaria de Estado da Infraestrutura informou que as rotas alternativas, em especial as sem pavimentação, devem ser usadas apenas por veículos leves.
Veja as rotas alternativas:
Por Urubici
O motorista que sai de Criciúma sobe a Serra do Rio do Rastro, passa por Bom Jardim da Serra e entra à direita no entroncamento com a SC-110, que dá acesso a Urubici. Essa rodovia estadual é sinuosa, mas toda asfaltada, e leva à BR-282, na altura de Bom Retiro. Na BR-282, deve-se entrar à direita para ir em direção à Grande Florianópolis. Todas as rodovias usadas nesse trajeto são de pista simples, mas 100% pavimentadas. A BR-282 enfrenta congestionamentos. Também é possível fazer o caminho inverso, entrando na BR-282 em Santo Amaro da Imperatriz. É o caminho mais recomendado, ainda que mais longo. Deve-se evitar a Serra do Corvo Branco.
Por Anitápolis
Outra alternativa é seguir até Braço do Norte (ou por Lauro Müller ou por Tubarão e Gravatal). De lá, continuar até Rio Fortuna e seguir pela SC-108 por Santa Rosa de Lima e Anitápoolis, até chegar à BR-282 em Rancho Queimado. Esse trecho é mais curto do que por Urubici, mas há mais de 20 quilômetros de estrada sem pavimentação cujas condições são péssimas. Também é possível fazer o caminho inverso.
Por São Bonifácio
A terceira possibilidade é semelhante à anterior, mas ao invés de seguir pela SC-108, o motorista chega à SC-435 em direção a São Bonifácio, por onde passa por longos 40 quilômetros de estrada de chão e chega até a localidade de Santa Cruz da Figueira, em Águas Mornas. Também é possível fazer o caminho inverso.
Por Lages
Este caminho é o recomendado pela Arteris Litoral Sul para quem vem do Rio Grande do Sul em direção à Grande Florianópolis. Também é a recomendada para veículos pesados. A orientação é pegar a BR-116 em Caxias do Sul e seguir por ela até a BR-282, em Lages. Também é possível fazer o caminho inverso.