Um vento forte atingiu o interior de Meleiro no fim da tarde deste sábado, 5. O pavilhão de uma empresa mineradora de argila na localidade de Sanga Grande foi atingida em cheio.
"Foi um vento muito forte que levou o telhado todo, e jogou o telhado uns 15 metros adiante", contou o funcionário Vilson Duarte, que estará neste domingo na empresa para calcular os prejuízos. "Tinha vários caminhões ali naquele pavilhão, tinha máquinhas, tinha bag com argila, foi uma destruição total", lamentou. "Nesse domingo vamos lá para tirar os ferros retorcidos", destacou.
Para Vilson, foi um tornado que passou pelo interior de Meleiro. "Pela força, a gente acha que foi sim um tornado. E tem residências em um morro próximo e nem mexeu nelas, não aconteceu nada ali com elas", detalhou.
Sanga Grande localiza-se a 5 quilômetros do Centro de Meleiro e 32 quilômetros de Criciúma. Confira no mapa abaixo:
Alertas da Defesa Civil
A Defesa Civil estadual emitiu um alerta às 18h01min advertindo para o risco de temporal com raios, rajadas de vento e granizo para Araranguá, Ermo, Forquilhinha, Jacinto Machado, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Nova Veneza, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, Sombrio, São João do Sul, Timbé do Sul e Turvo nas duas horas seguintes. Esse alerta compreendeu o prazo onde ocorreu o vento forte na Sanga Grande. Alerta semelhante havia sido emitido pela Defesa Civil um pouco mais cedo, às 17h23min.
Outro alerta semelhante foi disparado às 19h07min, também com expectativa para as duas horas seguintes, chamando a atenção para o risco de raios, rajadas de vento e granizo em Bom Jardim da Serra, Lauro Müller, Orleans, Siderópolis, São Joaquim e Urubici