Foi protocolado nesta segunda-feira, 23, um Projeto de Lei de autoria do vereador Ademir Honorato (MDB) solicitando maior transparência no estoque de medicamentos do município de Criciúma. Encaminhado para a análise jurídica, o PL prevê que o município faça a divulgação dos remédios que constam em estoque nas unidades de saúde e também online. "Pode ser até mesmo no Portal de Transparência", apresenta Ademir.
Na avaliação do vereador, falta planejamento para a Secretaria de Saúde na compra de medicamentos e esse projeto poderia dar mais visibilidade às necessidades e prevenir eventuais faltas.
"É a provocação que eu quero fazer. Se tem dinheiro, se o orçamento é remanejado de um lado para o outro, por que falta o produto? É desorganização de não comprar no dia. Espero que daqui para frente não aconteça. Se o cidadão puder ver que o seu remédio está em falta, pode alertar para que seja comprado. Se cria uma ferramenta que quando se tenha o estoque mínimo, já possa ser notificado e antecipada a compra”, justifica o vereador.
O projeto foi protocolado na segunda-feira e aguarda os trâmites na Câmara para ser, então, votado e encaminhado ao Executivo. A reportagem procurou a Secretaria de Saúde para se posicionar sobre o assunto, mas não obteve retorno.