Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Vereadores questionam falta de atendimento nos postos de saúde

Secretário de Saúde Acélio Casagrande explica que atendimentos estão sendo feito, mas de forma diferente para evitar aglomerações

Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 28/04/2020 - 08:25 Atualizado em 28/04/2020 - 08:27
Foto: Arquivo / Divulgação
Foto: Arquivo / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Vereadores usaram a sessão da Câmara, na última segunda-feira, 27, para pedir o retorno do atendimento nos postos de saúde de Criciúma. A solicitação partiu do Pastor Jair Alexandre (PSC) e Dailto Feuser (PSDB), que cobraram explicações da secretaria de Saúde do município. Feuser chegou a afirmar que não adianta combater o coronavírus no município e ter pessoas morrendo por outras causas.

O secretário de Saúde, Acélio Casagrande, explicou nesta terça-feira que o município já iniciou o atendimento de especialidades em alguns locais e que o atendimento emergencial permaneceu funcionando, mas de forma diferente para evitar aglomerações.

"Na semana passada, sexta-feira, chamamos os vereadores pedindo que eles fizessem um ofício para que libere urgentemente os hospitais, que vocacione um na região, que volte a fazer as cirurgias eletivas. Sobre os postos, voltamos a atender, inclusive contra a recomendação de portarias do Estado, especialidades. No Santo Antônio voltamos a marcar consultas. Nos postos de saúde, com muitas restrições de atendimento, devido a não ter aglomeração nos postos. Todas as pessoas que chegaram nas unidades precisando de atendimento, em casos de urgência, devem e são atendidas. Se não foram, devemos receber essa queixa", disse Acélio.

Na sessão de segunda-feira, Dailto Feuser disse que a secretaria havia prometido o retorno dos atendimentos nesta semana. 

"Ele disse que nessa semana voltaria. Os médicos estão contratado, recebendo. A secretaria tem que rever, vamos conviver por bastante tempo com esse vírus. Temos que nos adequar. Não podemos ser irresponsáveis, mas têm pessoas precisando urgentemente de atendimento. Não adianta dizer que não teve caso de vírus, mas teve várias mortes (por outras causas). Acho que tem que voltar para os postos a parte ambulatorial, o Acélio prometeu que voltaria nessa semana"

O vereador Pastor Jair Alexandre cobrou que os médicos deem atenção aos pacientes e que protocolou um requerimento para ter explicações do município. "É preocupante quando a unidade de saúde não faz a sua parte. Independente de Covid-19, as pessoas ficam doentes e vão ao postinho, que é mais próximo da sua casa. Elas querem poder conversar com o médico. Protocolei um requerimento pedindo explicação ao secretário de Saúde" disse. 

Além de responder que os atendimentos emergenciais permanecem nos postos de saúde, Acélio cobrou dos vereadores um requerimento para o retorno das cirurgias eletivas na região, a ser encaminhado para o governo do Estado. Ele afirmou, também, que o retorno das eletivas será feito aos poucos.

"Quanto ao agendamento das eletivas, vamos retomar aos poucos. Gestantes todas estão sendo atendidas e agora vamos iniciar um processo de agendamento por telefone. O nosso pessoal vai fazer o contato com as famílias para o agendamento eletivo".

O governo do Estado não sinaliza quando as eletivas poderão retornar. Uma das ideias dos secretários municipais de saúde é de que um hospital da região seja habilitado. 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito