Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Vídeo e áudio sobre frio extremo são fake news

Defesa Civil de Criciúma tratou de desmentir a informação nas redes sociais

Por Enio Biz Criciúma, SC, 31/03/2022 - 10:05 Atualizado em 31/03/2022 - 10:20
Foto: Reprodução / Instagram da Defesa Civil de Criciúma
Foto: Reprodução / Instagram da Defesa Civil de Criciúma

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Defesa Civil de Criciúma alerta a população sobre uma notícia falsa. A fake news dá conta de que um frio extremo, nos 100 anos, estaria se aproximando da região. Vídeo e áudio viralizaram em whatsapp e redes sociais. Em entrevista no programa Adelor Lessa desta quinta-feira (31), o diretor da Defesa Civil, Fred Gomes, disse que o órgão recebeu mais de 30 ligações de pessoas preocupadas com a informação. Logo, ele tratou de desmentir a informação.

"Em duas semanas, duas fake news que prejudicam o cidadão e toda uma cidade. Ontem pela manhã fomos atender uma ocorrência, próximo ao Colégio Marista, e no meio do caminho as pessoas me paravam para perguntar sobre um suposto frio extremo, o maior dos últimos 100 anos. E eu não sabia disso. Quando fui verificar, recebi um vídeo e um áudio da semana passada. Ontem, ainda, entrei com um post nas redes sociais da Defesa Civil desmentindo isso. Era um vídeo em que as pessoas utilizaram no ano passado, que também não se confirmou o frio, e aí viralizou. Recemos mais de 30 ligações e, por isso, achamos por bem colocar esse aviso dizendo que não tem essa questão do frio extremo e, informamos, que vamos entrar numa frente fria, mas nada que nos preocupe", alerta.

Para que as pessoas não se deixem levar por notícias falsas, o ideal é procurar sempre um canal oficial ou entrar em contato com o órgão. "Minha solicitação é que as pessoas procurem um canal oficial ou entrem em contato com a comunicação da prefeitura, ou a própria Defesa Civil, pois temos todos os dados verdadeiros para passar aos cidadãos. Com relação a trotes, eu consigo abrir um Boletim de Ocorrência, e já fizemos alguns. Agora, quando a notícia falsa chega via whatsapp já se torna mais difícil chegar a origem do disparo da mensagem falsa", finaliza.

Projeto de lei das fake news

Atualmente, está em andamento na Câmara dos Deputados o projeto de lei das fake news. Essa proposta pode de fato nomear um crime novo, o crime de fake news, caso seja aprovada. O projeto prevê que a disseminação em massa de mensagens com informações falsas por meio de contas automatizadas, as chamadas 'contas-robôs', passe a ser crime, com pena de 1 a 3 anos de prisão e multa.

O PL 2630/20 foi aprovado pelo Senado em 2020. Desde então está em tramitação na Câmara, onde passou por modificações. A proposta aguarda votação no plenário. Como já foi modificado pelos deputados, o texto vai precisar retornar para uma nova análise dos senadores, para só então virar lei.

Confira o podcast do diretor da Defesa Civil de Criciúma, Fred Gomes:

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito