A Administração Municipal, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, promove o "Dia D" de combate à Dengue neste sábado (23), das 8h às 12h, na Rua Coberta Giro Henrique Lodetti, Centro, em Criciúma. O objetivo é informar e orientar os criciumenses sobre práticas efetivas para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus da dengue, do vírus causador da febre chikungunya e o Zika vírus, bem como e os procedimentos necessários em casos de contaminação.
Durante a ação, será possível visualizar amostragens expostas em mesa, além de terem a oportunidade de observar as larvas do mosquito Aedes Aegypti no microscópio. A exposição conta, ainda, com uma maquete para ilustrar como seria um pátio residencial livre dos transmissores da doença."Neste ano tivemos 78 casos de dengue confirmados no município mas, após a análise individual dos casos, foi confirmado que essas pessoas contraíram a doença fora da nossa região, evidenciando o retorno positivo das ações informativas que promovemos", explica a gerente de vigilância em Saúde, Andréa Goulart.
A equipe do Centro de Zoonoses também distribuirá material informativo no comércio em torno da rua Henrique Lage e da Praça Nereu Ramos, localizadas na área central do município.
Combate à Dengue
Em 2024, o setor de Vigilância em Saúde, da qual fazem parte o Centro de Zoonoses e a Vigilância Epidemiológica e Sanitária, registrou 30 focos do mosquito transmissor da Dengue. Para impedir que a espécie se reproduza, a fiscalização dos 182 pontos estratégicos espalhados pela cidade foram intensificadas.
O Centro de Zoonoses também montou 655 armadilhas, e a Vigilância Sanitária promove, periodicamente, palestras e ações informativas em escolas para ampliar a divulgação dos cuidados que devem ser tomados pela população para evitar o avanço da doença. Os pacientes que positivaram para a Dengue seguem monitorados pela Vigilância Epidemiológica.
--
Colaboração: Shaiane Corrêa