Desde o dia 1º deste mês não existem mais incentivos fiscais para a produção de arroz. Subiu o preço do alimento e os produtores rurais estão preocupados. O deputado Zé Milton Scheffer (PP) está envolvido para tentar solucionar esta questão. Durante entrevista ao Programa Adelor Lessa, disse que buscará encontros com o secretário da Fazenda, Paulo Eli.
“Nós temos que retomar o encaminhamento que foi dado lá atrás. A Secretaria da Fazenda admitiu que o arroz estaria na cesta básica. Para nós isso afeta muito, porque temos um grande cadeia produtiva envolvida com o arroz”, afirmou o deputado. Segundo ele, o arroz branco precisa ter um preço acessível, já que é um dos principais alimentos.
Conforme Zé Milton, a cada dia que passa a situação fica pior para os produtores catarinenses, já que os supermercados passam a buscar por opções vindas do Rio Grande do Sul, com menor custo de ICMS.
“A partir de amanhã serão mobilizadas reuniões na comissão de agricultura. Muita coisa se volta para a reunião de quarta-feira, na comissão de finanças”, afirmou. “Estamos encaminhando para amanhã uma audiência com o secretário Paulo Eli, junto com outros segmentos”, completou.
O corte nos incentivos fiscais foi uma das últimas medidas de Eduardo Moreira (MDB) como governador, no fim de dezembro do ano passado. Já com Carlos Moisés (PSL) o Governo buscou adequar os incentivos fiscais, com Projetos de Lei na Assembleia Legislativa.