O ex-governador Eduardo Moreira condenou a vinculação que considera “demasiada" dos deputados estaduais do MDB com o Governo Moisés, PSL.
Ele avalia a postura da bancada, apoiando integralmente, com defesas veementes, é comprometimento desnecessário, e arremata: “o Moisés foi adversário do MDB em 2018 e será adversário em 2022, porque o MDB terá candidato a governador e ele vai disputar a reeleição.
Sobre o governo de Moisés, diz que ele usa bem as redes sociais, mas por enquanto não há realizações.
Nesta sexta-feira, Eduardo se reuniu em Criciúa com o presidente da executiva do MDB, Rodrigo Duzzione, o Ganso, e o ex-vice-prefeito, Gelson Fernandes. Saiu afirmando que o MDB terá candidato a prefeito em Criciúma, e que o deputado Vampiro é o candidato natural.
De outro lado, confirmou que houve um esfriamento, e distanciamento, entre ele e o deputado Vampiro, mas garante que não sabe direito o motivo.
Mas, à noite, durante a filiação da professora Stella Talamini, em Urussanga, ele conversaram normalmente.
O que disse
1- Como é que o MDB projeta eleição de 2020 na região?
Eduardo Moreira - "Há uma tendência de o MDB lançar o maior numero possível de candidatos a prefeito em Santa Catarina. Nós temos 295 municípios no estado e o MDB historicamente lança de 200 candidatos. Hoje temos 102 prefeitos do MDB. De longe, o maior partido de Santa Catarina, e temos a pretensão de continuar sendo. Aqui na região carbonífera teremos candidatos em praticamente todos os municípios. É neste sentido que estou trabalhando".
2- E Criciúma?
Eduardo - “Me reuni com dirigentes do partido aqui em Criciuma e falamos sobre candidato a prefeito. O MDB terá candidato a prefeito em Criciúma”.
3- Quais os nomes possíveis para prefeito?
Eduardo - “Eu tenho dito sempre que o candidato natural seria o deputado Luiz Fernando Vampiro. Está no segundo mandato de deputado estadual, é um homem maduro, advogado bem sucedido, foi secretário de estado, tem todas as condições políticas, pessoais e profissionais de ser um bom prefeito. Mas, na percepção nossa de que ele tem essa pretensão, nós estamos em busca de outras alternativas, e por isso definimos na reunião de hoje que vamos contratar uma pesquisa em Criciúma, para trabalharmos em cima de dados técnicos”.
4- Como está sua relação com o deputado Vampiro? O Sr ficou chateado com elogios feitos por ele ao GovernoMoisés.
Eduardo - “Houve um esfriamento, um distanciamento, isso ficou evidente, e eu até hoje não entendi por que. Mas, converso com ele, semana passada estive na reunião da bancada do partido na Assembleia”.
5- O MDB está governista demais? Está ligado demais ao Governo Moisés?
Eduardo - “Eu acho isso. Mas, foi algo que saiu da bancada na Assembleia, sem discussão com o partido. Eu tenho dito que votar como governo as propostas importantes para o estado, não tem problema, eu apoio isso. Conseguir recursos para os municípios, faz parte do processo. Agora, apoiá-lo integralmente, com defesas veementes, acho que é comprometimento desnecessário. Até porque ele foi adversário do MDB na eleição do ano passado”.
6- O MDB pode apoiá-lo para reeleição?
Eduardo - “Com certeza o MDB terá candidato a governador em 2022 e o governador Moisés será nosso adversário, porque deve disputar a reeleição”.
7 - Qual avaliação que faz do Governo Moisés?
Eduardo - “Ele está colhendo muita coisa que nos plantamos, o Raimundo Colombo e eu. Em 2018, nós preparamos o governo para 2019 ser mais fácil. No dia 28 de dezembro, assinei os decretos que permitiram crescimento na receita de quase R$ 3 bilhões em 2019. Vários membros do atual governo eram da minha equipe. O Moisés manteve estas pessoas em pontos chave, estratégicos, e por isso está colhendo bem. Ele usa bem as redes sociais, mas por enquanto não há realização no governo dele. Nada. A rodovia Jorge Lacerda, por exemplo, só existe o compromisso. As inaugurações que ele está fazendo, são obras que nós iniciamos em 2018”.
A filiação de Stela
Durante um evento com clima de campanha eleitoral, a professora Stela Talamini, ex-vereadora, assinou filiação ontem no MDB de Urussanga.
O ex-governador Eduardo Moreira participou, ao lado do ex-prefeito e ex-deputado Vanderlei Rosso e o ex-prefeito Jhonny Felipe.
O deputado Luiz Vampiro, o vice-presidente estadual do MDB, Edinho Bez, e o prefeito Murialdo Gastaldon, de Icara, também participaram.
Para federal
Embora não tenha falado a respeito, a movimetação de Eduardo Moreira deixou evidente sua disposição de disputar eleição para deputado federal em 2022.
Perguntado a respeito, disse apenas que é muito cedo para tratar do assunto.