O presidente estadual do PSD, deputado Gelson Merisio, fez um movimento importante ontem para consolidar sua candidatura a governador.
Anunciou decisão da direção nacional do partido de prorrogar o seu período na presidência da executiva estadual até junho de 2019. Com isso, ficará no comando das negociações para compor alianças e chapa.
O mandato de Merisio como presidente estadual vence no dia 1 de junho e até ontem a informação era que não seria mantido no cargo. O novo presidente seria o ex-governador Raimundo Colombo.
No ato de despedida de Colombo do governo e lançamento de sua candidatura ao senado, em Lages, Kassab disse no discurso que ele iria comandar o partido para a eleição.
Faz 10 dias, Kassab se reuniu em Florianópolis com Colombo e Merisio para definir o encaminhamento da “sucessão”.
Fora da presidência do partido, Merisio ficaria enfraquecido politicamente e no mento mais importante, quando serão afuniladas as negociações das alianças para a eleição.
Mantido no cargo, ele sai fortalecido.
Merisio já marcou para o dia 26, em Chapecó, um grande ato politico para lançamento de candidatura ao governo.
A partir daí, como presidente reconduzido e candidato a governador, ficará muito difícil removê-lo do processo.
De outro lado, reforça a projeção com três chapas entre PSD, PP, PSDB e MDB.
Uma com PSD-PP e Merisio de candidato a governador.
Outra com MDB e partidos aliados, tendo Eduardo Moreira o Mauro Mariani como candidato ao governo.
A terceira com PSDB e aliados, com Paulo Bauer para o governo.
Se isso for confirmado, fica garantido o segundo turno no estado.
Primeiro sinal
Ontem pela manhã, Raimundo Colombo concedeu entrevista exclusiva para o jornalista Marcelo Lula, de Chapecó, que perguntou: “Merisio será candidato a governador? Ele tem o seu apoio?”.
Colombo respondeu: “Sim, ele será, ele tem o meu apoio. Está trabalhando muito. Está conversando com os outros partidos. É um bom candidato, é jovem, tem talento e qualidades. Nós precisamos nos dar as mãos”.
Novo secretário
O governador Eduardo Moreira anunciou ontem, começo da noite, o jornalista Gonzalo Pereira como novo secretário de comunicação do estado.
Ele já era da equipe que Eduardo montou na secretaria, respondendo pela função de executivo de imprensa. Por isso, não terá uma cerimonia formal de posse.
Gonzalo substitui Marcelo Rego, que ficou no cargo pouco mais de 60 dias.
Será preservada a equipe e não haverá mudança nas funções de chefia.
ICMS menor
Primeiro “teste de fogo” do governo Eduardo Moreira na Assembleia será hoje, com a votação da medida provisória que trata da redução do ICMS de 17% para 12%.
Houve reação de setores do empresariado, principalmente no comércio.
A Fecomércio chegou a se posicionar contra. A Fiesc deu apoio. Mas, as duas entidades assumiram o compromisso de encaminhar um entendimento para aprovação da medida, com emendas.
Via rápida maior
Da ex-vereadora Solange Barp, ontem, no facebook:
"Se a via rápida demorou mais de 15 anos para ser realizada, temos que começar a nos mobilizar para que a mesma continue até o Rincão!!! Assim quem sabe em 2032 possamos inaugurar. Mas a mobilização tem que começar agora. Que seja uma bandeira dos nossos candidatos do Sul. Via rápida até o Rincão!”.