Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito
Por Adelor Lessa 21/02/2018 - 16:10 Atualizado em 21/02/2018 - 16:19

O desembargador Alexandre Luiz Ramos, do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina, foi aprovado hoje na comissão de constituição e justiça do Senado para o cargo de ministro do Tribunal Superior do Trabalho, em Brasilia.

Primeiro, Alexandre foi sabatinado pelos senadores. Depois, o seu nome foi levado a votação e aprovado por 17 votos a 1.

Agora, sua indicação levada ao plenário ao plenário do Senado, para homologação, com pedido de votação em regime de urgência. Ele é indicado a uma vaga decorrente da aposentadoria do ministro João Oreste Dalazen.

Alexandre Luiz Ramos é um intelectual, muito respeitado no meio, participou como palestrante em Criciúma no ultimo Congresso da OAB.

Ele é casado com a jornalista Thamy Soligo, diretora de comunicação da Assembléia Legislativa de Santa Catarina.

Nascido em Porto Alegre em 1967, Alexandre Luiz Ramos formou-se em direito na Universidade Federal de Santa Catarina. Foi juiz do trabalho e assumiu como desembargador do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina em 2016.

Por Adelor Lessa 21/02/2018 - 10:59 Atualizado em 21/02/2018 - 17:50

O governador Eduardo Moreira, MDB, surpreendeu ao anunciar a desativação de 15 secretarias regionais. Entre elas, duas no sul do estado - Laguna e Braço do Norte.

Surpeendeu principalmente porque elas foram criadas pelo MDB, no primeiro mandato do ex-governador Luiz Henrique.

Também serão desativadas quatro secretarias executivas.

O presidente do PSD, deputado Gelson Merisio, adversário de Eduardo,  reagiu ao anuncio - "Estão tentando colocar aerofólio na kombi para ver se ela vira carro de corrida. Tem que extinguir toda essa estrutura cara, utilizada apenas para politica partidária".

Só que o PSD, partido comandado por Merisio,  governou o estado nos dois mandatos do governador Raimundo Colombo e não desativou nenhuma das regionais.

Eduardo garantiu que as medidas que anunciou hoje representam economia de R$ 15 milhões só em salários, mais de R$ 45 milhões incluindo alugueis e outros custos, e o "corte" de 187 cargos comissionados. 

Foi o principal anuncio, entre uma serie de medidas para contenção de gastos.

As regionais sempre foram questionadas e criticadas. O governador Raimundo Colombo chegou a anunciar a intenção de reduzí-las, mas não executou.

Eduardo justificou que vai desativar as regionais porque a extinção implicaria em projeto de lei para tramitação e posterior votação na Assembleia.

A primeira coletiva de Eduardo como governador foi transmitida ao vivo pela rádio Som Maior FM

Por Adelor Lessa 20/02/2018 - 16:53 Atualizado em 20/02/2018 - 17:01

O novo secretário da fazenda de Criciúma poderá ser anunciado até sexta-feira. O advogado tributarista Alisson Mattos foi convidado pelo prefeito Clesio Salvaro e pediu até o fim da semana para responder.

Salvaro se reuniu com Alisson na segunda-feira, no Paço. Participaram o secretário geral Arleu da Slveira e o secretário interino na fazenda, Celito Cardoso.

A intenção de Salvaro ao convidar Alisson é preservar o perfil técnico de sua equipe, especialmente no comando da fazenda.

O ex-secretário Robson Gotuzzo foi oficialmente desligado do cargo na semana passada, depois de um período de férias. 

Salvaro repetiu hoje à tarde que tem Celito Cardoso tem "outras missões" a cumprir no governo e por isso não será efetivado no cargo.

Uma delas é consolidar a idéia da "casa do empreendedor".

Por Adelor Lessa 20/02/2018 - 16:21 Atualizado em 20/02/2018 - 16:25

A deputada Renata Bueno, que representa os italianos do Brasil no parlamento da Italia, esteve agora à tarde na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, em campanha para reeleição.

O prazo para que os italo-brasileiros encaminhem seus votos pelo correio encerra na segunda-feira.

Renata visitou vários deputados, incluindo todos do sul, acompanhada pelo deputado Ricardo Guidi, que já apoiou sua candidatura na eleição passada.

Os dois gravaram vídeo que foi postado na página do deputado no facebook.

Por Adelor Lessa 20/02/2018 - 15:43 Atualizado em 21/02/2018 - 06:17

O ex-presidente do DCE da Unesc, Marcos Machado, ingressou com ação judicial para pedir anulação da eleição para o DCE da Unesc e afastar do cargo o atual presidente, Alexandre Bristot Rocha.

Na primeira decisão na ação, no entanto a juiza Ana Lia Lisboa Carneiro negou a concessão de liminar para afastar a diretoria eleita e empossada.

Marcos Machado disputou a reeleição e foi derrotado.

A eleição aconteceu no dia 9 de novembro de 2017.

Não há previsão para conclusão do processo.

O ex-presidente do DCE, Marcos Machado, anunciou ontem à noite, depois de divulgada a informação pelo 4oito, que não tem mais interesse no processo e vai comunicar à Justiça a desistêcia da ação.

 

Por Adelor Lessa 15/02/2018 - 13:25 Atualizado em 15/02/2018 - 13:36

A saída de Robson Gotuzzo da Secretaria da Fazenda de Criciúma não surpreende. Depois que "foi colocado" em férias, este desfecho era uma questão de tempo.

Naquele episódio, com o desgate contabilizado pelo governo, acabou sendo o "Judas" escolhido para " pagar a conta", mesmo não sendo dele a decisão sobre o reajuste e, principalmente, de não fazer  de forma gradual.

Por Adelor Lessa 07/02/2018 - 17:21 Atualizado em 07/02/2018 - 17:29

De novo, bateu na trave. Desta vez, porque o convidado declinou do convite.

O ex-prefeito de Turvo, empresário Ronaldo Carlessi, foi convidado por Eduardo Moreira para assumir a presidência da Casan a partir do dia 16.

Carlessi pediu alguns dias para refletir e retornou agradecendo o convite, mas não aceitou. 

Disse que está retomando suas atividades empresariais e que assumiu compromissos coma familia para se dedicar aos negócios, pelo menos por um período de tempo, depois de dois mandatos como prefeito de Turvo.

Eduardo foi pessoalmente a Turvo para convidar Carlessi, que já havia sido citado (e indicado) em outras oportunidades para cargos no governo do estado.  Só não foi o secretário de infraestrutura no início do governo Colombo/Eduardo porque enfrentou resistência dentro do PMDB, liderada pelo deputado Manoel Mota.    

Eduardo deve definir só na proxima semana quem vai nomear para a presidência da Casan. O atual presidente, Valter Galina, PMDB, vai deixar o cargo para ser candidatoa deputado.

Eduardo vai assumir como governador no dia 16, para cumprir o restante do mandato (até 31 de dezembro) 

Por Adelor Lessa 07/02/2018 - 17:09 Atualizado em 07/02/2018 - 17:29

O Supremo Tribunal Federal (STF) já encaminhou nesta quarta-feira (7) à  Polícia Federal  o mandado de prisão do deputado federal catarinense João Rodrigues (PSD). A assessoria do deputado informou que ele está nos Estados Unidos. 

Ontem (6),  o STF decidiu em julgamento (por 3 votos a 2) pelo cumprimento imediato da execução de pena do deputado. Ele foi condenado a cinco anos e três meses de reclusão em regime semiaberto pelo Tribunal Regional Federal por irregularidades em licitação, cometidas quando foi prefeito de Pinhalzinho, oeste de Santa Catarina, na década de 90. 

A assessoria de imprensa de João Rodrigues informou que a previsão é que ele retorne sexta-feira (9) de Orlando, Estados Unidos.

Cópias da certidão de julgamento de ontem também foram enviadas pelo STF à presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e da Câmara dos Deputados. 

João Rodrigues deve ser preso amanhã, quando chegar ao Brasil, e ficará inelegivel, não poderá disputar a eleição de outubro.  

 

 

 

Por Adelor Lessa 07/02/2018 - 16:14 Atualizado em 07/02/2018 - 16:37

O artigo assinado pelo empresário Ricardo Brandão, publicado hoje no 4oito, é uma contriuição inestimável a todos que se preocupam com o aquecimento da economia da cidade de Criciúma e, principalmente, o que fazer/como fazer para atrair novas indústrias, que geram novos empregos e trazem receita nova. Ele praticamente ofereceu um "manual de instruções".

Primeiro, Brandão não escreveu o que ouviu dizer. Ou, que leu por ai. Ele registrou a partir de experiências que acumulou ao longo de sua trajetória vencedora no setor produtivo.

Natural de Criciúma, com sua empresa aqui estabelecida, foi mal tratado pelo poder púbico, especialmente o governo do estado (ele conta isso no texto) e praticamente empurrado para o Espirito Santo. Lá, fez a sua empresa de tornar a maior do país do segmento, com atuação internacional.

Direto ao ponto - por "miopia" de quem tinha poder na época, está gerando lá fora, receita que poderia estar circulando por aqui.

Enfim, vivendo e aprendendo. Mas, é preciso aprender com a vida. Criciúma não pode repetir os mesmos erros. Tem que segurar os seus empreendedores e atrair outros.

Brandão detalha procedimentos que os gestores publicos tem que tomar para tornar a cidade em condições de trazer novos investidores. Desde logistica, até beneficios fiscais. É só ler. E seguir.

Mas, antes disso, tem que ter foco. Tem que criar uma cultura nova. Mudar a visão de hoje.  Não dá mais para ficar esperando, sentado, que os empreendedores venham.

Alguns até vem, por decisão estratégica, mas são poucos. Muito menos do que a cidade poderia estar recebendo.  

Por Adelor Lessa 07/02/2018 - 16:06 Atualizado em 07/02/2018 - 16:13

Eduardo Moreira, que assumirá como governador no dia 16, semana que vem, definiu mais dois integrantes do seu colegiado.

O atual secretário de educação, professor Eduardo Deschamps, será mantido no cargo. Já foi conviado e aceitou. 

O secretário da agricultura será o atual adjunto, Airton Spies.

Ele tem 34 anos de traalho na Epagri, onde se aposentou em 2015. É um tecnico graduado e reconhecido.  É secretário executivo do Conselho Estadual do Pronaf de Santa Catarina e já foi presidente da Aliança Láctea Sul- Brasileira. É PhD em Economia dos Recursos Naturais e graduado em Agronomia.

Outra definição é que vai mudar o secretário de ação social.  O deputado Valmir Comin, PP, atual secretário, não vai continuar no cargo. Mas, Eduardo ainda não definiu o substituto. Pela linha que vem adotando (e o perfil do novo colegiado), deve ser um técnico da área.

Por Adelor Lessa 06/02/2018 - 18:35 Atualizado em 06/02/2018 - 19:29

Decisão de hoje do Supremo Tribunal Federal complicou muito a situação do deputado federal João Rodrigues, PSD.

Está inviabilizada a sua candidatura ao governo do estado e a qualquer outra posição na chapa majoritária (vice-governador ou senador).

E mais - ele corre o risco de não conseguir nem ser candidato a reeleição para federal. Vai depender do entendimento do texto do acordão, que deverá ser publicado em até 10 dias.

Hoje, no STF, a primeira turma decidiu por 4 votos a 1 manter a condenação imposta a João Rodrigues pelo Trbunal Regional Federal, de quatro anos e um mês de prisão, em regime semiaberto.

João foi condenado por ter encaminhado licitação superfaturada para compra de uma retroescavdeira quando era prefeito de Pinhalzinho, em 1999.

Os advogados de João vão tentar ainda bater na tese da prescrição da pena. Mesmo que no julgameto de hoje o STF também tenha decidido, por 3 x 2, que não prescreve. Representa dizer que ele está em vias em ser preso. 

Se o recurso da precrição for bem sucedido, João escapará da prisão e pode até disputar a reeleição. Mas, o projeto de candidatura na chapa majoritária está definitivamente comprometido.

João vinha fazendo dentro do PSD um contraponto ao deputado Gelson Merisio, presidente estadual do partido e candidato a governador. O desfecho no STF, acaba fortalecendo Merisio.

Fortalece também o projeto de aliança PSD - PSDB e PP.

Por Adelor Lessa 06/02/2018 - 18:09 Atualizado em 06/02/2018 - 18:32

Eduardo Moreira definiu hoje o futuro comandante da Policia Militar de Santa Catarina. Será o coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes, atual sub-comandante.

O coronel Cosme Manique Barreto, comandante sul da PM, que é de Criciúma, se articulou para o cargo. Mas, não emplacou.

Eduardo também definiu o novo secretário de Segurança Pública. Será o professor Alceu Pinto.

O novo delegado geral da Policia Civil será Marcos Ghizzoni Junior, que é do sul do estado, natural de Tubarão. Já trabalhou da DIC de Tubarão.

Eduardo vai assumir como governador no dia 16 de fevereiro, logo depois do carnaval.

Hoje, na primeira sessão ordinária da Assembléia Legislativa, o governador Raimundo Colombo já fez seu discurso na reabertura dos trabalhos ordinários em tom de despedida.

Na sessão, foi empossado como presidente da Assembléia o deputado Aldo Schneider, PMDB.

A mostrar que durante o mês de fevereiro o PMDB assume o comando da Assembléia e o governo do estado. 

Por Adelor Lessa 02/02/2018 - 00:21 Atualizado em 02/02/2018 - 00:25

Na câmara de vereadores de Içara, a retomada dos trabalhos em 2018 não está sendo marcada por nenhum projeto de interesse coletivo. Mas, por uma articulação de bastidores para aprovação de aumento nos salários dos 15 assessores dos vereadores.

A intenção é garantir aumento de aproximadamente r$ 1 mil por mês/por assessor.

Vereadores de vários partidos estariam envolvidos no processo.

A intenção era aprovar rapidamente, sem deixar espaço para discussão na sociedade. Mas, o assunto acabou "vazando" e já são registadas manifestações em contrário.

Por Adelor Lessa 30/01/2018 - 19:12 Atualizado em 30/01/2018 - 19:21

O deputado federal Esperidião Amin derrubou especulações e anunciou o seu afastamento da presidência da executiva estadual do PP. Vai cumpriro  acordo firmado na convenção estadual, em agosto de 2017, e passar o comando do partido para o deputado estadual Silvio Dreveck.

Ainda como presidente, Amin anunciou que está se licenciando da função e convocou reunião do diretório estadual para o dia 26, quando Silvio Dreveck será confirmado como novo presidente e ele passará a condição de vice.

Em principio, a posse de Dreveck fortalece a candidatura ao governo do estado do deputado Gelson Merisio, PSD. Dreveck está muito ligado ao projeto politico de Merisio.

Mas, Amin sinalizou que tem disposição de se apresentar ao PP como candidato ao governo, o que poderá fazer na reunião do diretório etsadual, no dia 26.

Abaixo, o comunicado distribuido hoje por Esperidião Amin, na íntegra.

“Prezados Companheiros e Companheiras PROGRESSISTAS

Dando sequência aos entendimentos havidos quando da realização da Convenção de 21/08/2017, estou solicitando, a partir de 1º/fevereiro, licença(*) da presidência da nossa Executiva Estadual, convocando, juntamente com o companheiro Sílvio Dreveck, reunião do Diretório Estadual para o dia 26/02/2018, às 11 horas, na sede do Partido, Rua Crispim Mira, 442, para, de acordo com o previsto no Estatuto (**), deliberar sobre:

1.- Provimento dos cargos de Presidente e Primeiro Vice-Presidente;

2.- Análise do quadro político e eleitoral.

Expresso, aqui, minha satisfação por assinalar que nosso Partido está forte e com boas perspectivas eleitorais."

Por Adelor Lessa 30/01/2018 - 12:10 Atualizado em 31/01/2018 - 06:46

Durante a inauguração agora pela manhã da Penitenciária Feminina, em Criciúma, foi anunciado o futuro secretário de justiça do estado a partir da posse de Eduardo Moreira como governador. Será o atual adjunto, Leandro Lima.

O curioso é que o "anúncio" foi feito pelo ministro da justiça, Torquato Jardim, que participou da cerimonia e no seu discurso se referiu a Leandro como "futuro secretário".

Na seqüência, Eduardo Moreira confirmou que ele será o futuro secretário. 

A deputada criciumense Ada de Luca, atual secretária de justiça, deixará o cargo para disputar a reeleição.

 

Por Adelor Lessa 25/01/2018 - 18:06 Atualizado em 25/01/2018 - 18:34

O secretário da fazenda de Criciúma, Robson Gotuzzo, entra em férias a partir deste sábado.

O afastamento temporário do secretário não estava previsto, mas foi definido hoje em reunião que teve com prefeito Clesio Salvaro.

Gotuzzo é tratado no Paço como responsável pelos estudos que levaram ao polêmico decreto que provocou aumentos exorbitantes no IPTU. Depois de ruidosa reação dos contribuintes e questionamentos sobre possibilidade de inconstitucionalidade e ilegaliade, o prefeito Salvaro revogou o decreto.

Robson Gotuzzo é tecnico de carreira da secretaria da fazenda do estado e foi cedido ao governo de Criciúma para ser secretario municipal da fazenda.

Foi sempre tratado como "principal destaque" do governo Salvaro. Técnico eficiente, inteligente, estudioso, conhecedor. Mas, no episodio IPTU, sofreu desgaste no Paço. Deixou de ser unanimidade.   

Por Adelor Lessa 24/01/2018 - 20:59 Atualizado em 24/01/2018 - 21:05

Justiça autoriza empresário Rogério Cizeski a retornar à Criciúma Construções e demais empresas, com a finalidade de auxiliar o gestor judicial na condução das atividades.

Cizeski foi preso em dia 23 de abril de 2015, quando o Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriu mandados de busca e apreensão na casa do empresário.

Por Adelor Lessa 24/01/2018 - 20:18 Atualizado em 24/01/2018 - 20:22

O presidente da câmara de Criciúma, vereador Julio Colombo, PSB, vai assumir como prefeito durante uma semana, em fevereiro.

Para isso, o prefeito Clesio Salvaro e o vice, Ricardo Fabris, ambos do PSDB, vão se licenciar.

O entendimento para "troca de comando" foi definido nesta quarta-feira entre Clesio, Ricardo e Julio.

Em principio, será na primeira semana de fevereiro.

Com a posse de Julio como prefeito, o vereador Pastor Jair, PSC, vice-presidente da câmara, assumirá o comando do legislativo.

Por Adelor Lessa 24/01/2018 - 17:54 Atualizado em 24/01/2018 - 18:15

Tribunal Regional Federal confirmou, por unanimidade, a sentença em que o juiz Sergio Moro condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O fato novo é que os desembargadores do Tribunal decidiram, também por 3 x 0, amentar a pena.

Moro havia determinado pena de prisão por 9 anos e meio e no julgamento de hoje a pena foi ampliada para 12 anos e 1 mês, em atendimento a recurso do Ministerio Publico.

Para Lula, agora, só cabem embargos de declaração.

Seu caminho para voltar ao Palácio do Planalto ficou mais espinhoso.

Pela Lei da Ficha Limpa ele está agora inelegível. Porém, o petista só pode ser declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com isso, Lula, mesmo condenado, poderá concorrer "sub judice."

Por Adelor Lessa 23/01/2018 - 19:47 Atualizado em 23/01/2018 - 20:19

O prefeito Clesio Salvaro acaba de revogar o prolêmico decreto que aumentou o IPTU em indices exorbitantes.

Decisão foi tomada agora há pouco em reunião com o vice-prefeito Ricardo Fabris, secretário da fazenda, Robson Gotuzzo, e assessores do Paço.

O prefeito já comunicou ao presidente da Câmara de Vereadores, Julio Colombo.

Amanhã à tarde vai conceder entrevista coletiva.

Ele disse que foram identificadas distorções na aplicação do decreto e por isso decidiu pela revogação.

Ontem, os 17 vereadores, com apoio da Acic, haviam pedido, por ofício, que o prefeito suspendesse a aplicação do decreto.

Com o decreto revogado, estão cancelados os ajutes feitos nos padrões dos imóveis.  O aumento no IPTU que foi aprovado pela Câmara, está mantido.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito