O prefeito de Morro da Fumaça, Noi Coral, confirmou agora pela manhão na radio Som Maior - a Atlantis Saneamento, empresa sediada em Tubarão, que opera em torno de 20 municípios da região, já está contratada para gestão do sistema de abastecimento de agua de Morro da Fumaça.
A prefeitura fez um processo de seleção entre três empresas e a Atlantis apresentou melhor proposta. Um pré-contrato já foi assinado.
O prefeito Noi Coral está aguardando apenas a concessão de liminar em ação ajuizada na comarca para assumir o sistema e repassar a gestão à empresa.
A Atlantis foi contratada por um período emergencial de seis meses.
Será o tempo necessário para o município criar um Samae (serviço municipal de água) e fazer a licitação da empresa privada que vai assumir o serviço por algo em torno de 20 anos.
O prefeito Noi Coral trata do rompimento com a Casan praticamente desde que assumiu, em janeiro.
Ontem, ele oficializou o rompimento através do decreto 142/2017, publicado no diário oficial, onde relaciona uma serie de considerandos para justificar a sua decisão.
O principal deles é a falta de investimentos mínimos necessários no sistema da cidade.
Em outro trecho do decreto, o prefeito questiona o fato da Casan atuar em Morro da Fumaça há mais de 40 anos e sequer possuir projeto técnico para obtenção dos recursos necessários para a implantação do sistema de coleta e tratamento de esgotamento sanitário no município.
Também foi citada uma Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público da comarca contra a Casan pelo “abandono" à cidade.
A arrecadação da Casan em Morro da Fumaça é de aproximadamente r$ 400 mil por mês.
Pelos cálculos do prefeito, a municipalização vai permitir economia de pelo menos r$ 100 mil.
Ontem, a gerencia local da Casan e a direção estadual já foram comunicados da decisão.