Dois movimentos importantes, e de intensa repercussão, no MDB catarinense.
De um lado, o ex-prefeito Antídio Lunelli encaminhou pedido ao presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi, para intervenção no partido em Santa Catarina.
Nas justificativa, escreve que é "pré-candidato a governador do estado, aclamado pelo resultado das eleições prévias realizados pelo MDB/SC, nos termos de sua RESOLUÇÃO No 003/2022"
Acrescenta que no dia 29 de junho pediu por oficio à executiva estadual do MDB a convocação de convenção para proclamação de sua candidatura, citando artigos do estatuto do partido que respaldam o seu pleito, e acrescenta:
"Mas, conforme se pode observar de publicações que foram veiculadas pela imprensa, algumas autoridades do partido, inclusive o Sr. Presidente interino do partido, estiveram no evento de lançamento da candidatura do atual governador à reeleição - até discursos de apoio àquela candidatura, que é legalmente incompatível com a nossa, foram proferidos. Há até uma vexatória foto, de palanque eleitoral com a presença do Presidente interino, discursando, e outras autoridades com o número do Partido Republicanos, no 10 ‘no peito’, negando sua fé e vinculação partidária ao nosso mítico número 15. Uma vergonha!".
Antídio pede, por fim, que seja intimado o presidente da Executiva Estadual, Edinho Bez, para realizar os encaminhamentos de sua competência, seguindo o estatuto do partido, que implica na convocação da convenção estadual para homologar sua candidatura, ou em caso de silêncio ou descumprimento seja determinada a intervenção no MDB catarinense, para que seja imediatamente convocada a convenção para o fim específico de proclamar o resultado das prévias e deliberar acerca de eventual coligação.
Abaixo, o ofício de Lunelli ao presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi.
MDB-NACIONAL-LUNELLI-PROCLA... by 4oito
Enquanto isso, os deputados estaduais do partido se articulam para lançar o nome do ex-prefeito de Jonville, Udo Doheler, para vice de Moisés.
O ex-prefeito deu sinal verde para a operação.
A expectatica é que no final de semana ele se encontre com Antídio Lunelli para buscar um entendimento no partido, em torno de sua indicação para vice.
Udo e Antídio tem boa relação pessoal e política desde que foram prefeitos na mesma época em Joinville e Jaragua do Sul.
Na terça-feira, os deputados estaduais do MDB devem fazer lançamento da candidatura de Udo a vice.
O governador Carlos Moisés teria sinalizado positivamente para a articulação.