Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

A solução cubana

Por Aderbal Machado 19/04/2025 - 10:27 Atualizado em 19/04/2025 - 10:28

Se os milicos, lá atrás, não concordassem com a "anistia ampla, geral e irrestrita" o quadro atual seria muito outro. Parente meu, querido demais, comunista ferrenho, defendeu várias vezes a "solução cubana" de Fidel (fuzilamentos com julgamentos sumários, a fim de garantir o êxito da Revolução Cubana).

Meu parente saudoso esteve preso em 1964. Um dia, disse-lhe, na liberdade absoluta de abordagens existente entre nós ambos, com o respeito devido que nos cumulávamos sem jamais sobrevir uma rusga sequer por isso: "Se a solução cubana fosse adotada pelos militares de 1964, você não estaria aqui". Ele riu, concordando. Bom dizer: nossos pensamentos e princípios ideológicos sempre foram diametralmente opostos.

Ele nos deixou, a mim me parece, cedo demais. Inteligência privilegiada, uma autenticidade assombrosa em suas ideias e manifestações - muitas a mim me pareceram erradas e outras certas, mas, como disse, não nos confrontávamos por isso; ele não tinha constrangimento algum em reconhecer pontos de vista contrários ao seu. Ideológicos ou não. Nosso elo era de sinceridade absoluta. E por isso nosso vínculo era forte demais. E também por isso, sem medo de faltar-lhe ao respeito póstumo, faço o relato. Ele há de concordar comigo e rir, satisfeito e feliz, onde quer que esteja.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito