Pois bem! Eis que temos uma resolução do caso "Bettina": a Empiricus será multada pelo Procon/SP e a multa pode chegar a singelos R$9 milhões.
Para quem não sabe quem é a Bettina mas já ouviu falar dela, vou facilitar a vida e deixar o link dos meus 2 centavos sobre a polêmica com um resumo e a opinião publicitária sobre o acontecido.
Fato é que, depois de muita discussão se é ou não propaganda enganosa, se ela fez ou não fez R$1 mil virar R$1 milhão, estamos diante de uma resolução. Fazia tempo que não via um desfecho para uma polêmica publicitária assim.
E diante disso, deixo aqui o meu questionamento: será que não está mais do que na hora de outras "Bettinas" começarem a ser analisadas e multadas? Dietas milagrosas, produtos indestrutíveis, tratamentos super eficientes...
Como disse anteriormente, propaganda assim existe desde sempre e pessoas são enganadas o tempo todo (olha eu jogando pedra no meu próprio teto de vidro publicitário), mas a questão precisa ser discutida. A maneira de consumir mudou, o olhar do consumidor mudou. Não seria a hora de mudar também a maneira de fazer propaganda?
As redes sociais estão tomadas dos famosos "click-baits" (aquelas chamadas sensacionalistas "Veja o que aconteceu com a senhorinha que fez musculação por 100 dias seguidos e rejuvesceu 80 anos!") que junto com os gatilhos de ansiedade e senso de urgência estão construindo uma geração de pessoas sem discernimento do que é verdade/mentira e dando cada vez mais oportunidade para mais e mais "Bettinas" aparecerem transformando R$1 em R$1 milhão.
E aí? Quem será o próximo a pagar a conta?
Aguardarei ansiosa as cenas dos próximos capítulos.