Onde tudo começou
No último dia 27, o Twitter conseguiu tirar do ar trechos de seu código-fonte que vazaram no GitHub (plataforma para gerenciar códigos e criar um ambiente de colaboração entre desenvolvedores) que aparentemente estavam circulando há meses no site.
Logo depois…
De livre e espontânea vontade, 4 dias depois de conseguir remover o vazamento da rede, o Twitter publicou trechos de seu algoritmo de recomendação no próprio GitHub. Esses códigos, permitem entender o funcionamento da tecnologia por trás da aba "Para você", com algum conhecimento de programação.
Por que?
Versão do Twitter: com a iniciativa, eles visam aumentar a transparência de como a rede social avalia e entrega conteúdo.
Versão da Ale Koga: Elon não quer bater cartão no Congresso Americano como fizeram Zuckerberg e o CEO do TikTok e já está entregando como funciona para não ser questionado sobre manipulação de conteúdo ou falta de transparência na rede.
"Fornecer transparência de código será incrivelmente embaraçoso no início, mas deve levar a uma melhoria rápida na qualidade da recomendação [de conteúdo]. Mais importante ainda, esperamos ganhar sua confiança" - Elon Musk
Mas então, como funciona o algoritmo do Twitter?
A aba "Para Você" seleciona os tweets com os quais o usuário tem mais chances de interagir. As publicações feitas por contas não seguidas pelo usuário também aparecem mas só se passarem pelo “julgamento” do algortimo.
Hoje, a aba 'Para Você' consiste, em média, em 50% de tuítes de dentro da rede e 50% de tuítes de fora.
Fazendo um resumo dos pontos mais importantes, temos:
O que aumenta o seu engajamento?
- Tweets que ganham likes ganham um impulso de 30x
- Tweets que ganham retweets ganham um impulso de 20x
- Tweets que tem o selo “Twitter Blue” ganham um impulso de 2-4x
- Tweets feitos dentro do seu grupo de interesses ganham impulso de 3x
- Tweets com imagens e vídeos recebem um impulso de 2x
- Tweets que recebem respostas ganham impulso de 1x
O que derruba o seu engajamento?
- Tweets que postam link para outro site
Posts com links são marcados como spam e este sinal só é removido se o post tiver muito engajamento mesmo com a penalidade. - Tweets sem texto
- Se você teve o seu perfil silenciado
- Se você teve o seu perfil bloqueado
- Se alguém deixou de te seguir
- Se alguém denunciou o seu perfil ou algum tweet seu
Outras curiosidades encontradas no algoritmo do Twitter
- Quando necessário, o governo pode interferir no conteúdo
- Ele recomenda candidatos eleitorais para seguir
- Ele suprime informações falsas durante eventos eleitorais
- Faz rastreamento de métricas específicas para usuários divididos em quatro grupos diferentes:
- Usuários influentes
- Usuários democratas
- Usuários republicanos
- Elon Musk
Elon? Isso mesmo! Fica implícito que Elon tem alguma influência sob o algoritmo que decide qual tweet será promovido ou recomendado. Tweets relacionados ao Elon Musk podem ter um tratamento ou preferencia especial no algoritmo. Mas sem ver o resto do código, não tem como saber qual o impacto de fato tem na recomendação.
Oooou, ele simplesmente usa o algoritmo para monitorar a si mesmo na rede.
Insight
Basicamente, a "simplicidade" do algortimo do Twitter, se comparado a complexidade de algortimos de outras redes sociais, mostra o retrato do atual momento da empresa desde que Elon assumiu a presidência: o parquinho é meu e quem dita as regras sou eu. A série de demissões infundadas e a aparente falta de processos mostra que as mudanças atuais foram feitas sem qualquer planejamento e estudos.
Ver parte de como o algortimo funciona não torna o Twitter transparente já que Elon está escolhendo compartilhar somente a parte que interessa. O que realmente interessava ser exposto, por exemplo, seria a lista de assuntos proibidos. Sim, aquelas palavras que nós escrevemos que imediatamente reduzem o alcance orgânico. Inclusive, essa lista encontra-se em um banco de dados fechado.
Por outro lado, quando sabemos como "a cozinha funciona", concluímos que o feed não é mais aquele local onde vemos conteúdos que melhorem a nossa vida ou mundo ou com os conteúdos que escolhemos ver e sim uma lista de mensagens que favorecem o modelo de negócio das plataformas.