Ontem no Ponto a Ponto o tema do Café Digital foi o Dia do Orgulho Nerd, celebrado hoje em todo mundo. Em alguns lugares talvez seja só o Dia da Toalha, mas o importante é ouvir o chamado e unir-se aos nerds para comemorar com muita nerdice o dia de hoje.
Dizem que o Dia do Orgulho Nerd nasceu em meados de 25 de Maio de 2006 quando resolveram unir o útil ao agradável ao celebrar na data o lançamento de Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança (que aconteceu em 1977) a homenagear ao autor da série "O Guia do Mochileiro das Galáxias" (um ícone da cultura nerd, por favor leiam ou assistam o filme!) que desde a sua morte em 2001 teve fãs andando por aí carregando toalhas nos ombros e nas mochilas como um bom e verdadeiro mochileiro das galáxias. E foi assim que também foi oficializado o Dia da Toalha na mesma data.
E você deve estar se perguntando: mas por que uma toalha? Aha!
No Guia do Mochileiro das Galáxias, o personagem principal é abduzido por alienígenas e o único item que consegue pegar antes do acontecido é uma toalha. E no livro, são citadas algumas utilidades geniais para ela:
Você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla;
Pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos;
Você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon;
Pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth;
Pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo;
Enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você – estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz);
Você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro;
E naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.”
Papo nerd, né? Sou suspeita, pois adoro e desde sempre comemoro o dia de hoje. Então, não entre em pânico e lembrem-se: 42 sempre será a resposta!