Você precisa reservar algum tempo para alimentá-lo, monitorar a água, levá-lo para passear e brincar um pouco com aquelas lindas bolinhas de pêlos - este é o preço para que tenhamos o amor incondicional dos nossos amados animais domésticos. Mas o que eles podem fazer por você?
Recentemente, uma série de estudos começaram a testar e confirmar os benefícios do vínculo humano-animal. Vou listar alguns:
1) O convívio com animais domésticos, sobretudo cães e gatos, reduz os riscos de doença cardíaca e diminuem os picos de pressão arterial em situações de estresse (AHA);
2) Donos de animais domésticos são menos propensos a sofrer de depressão (UFAL);
3) Brincar com os animais elevaa os níveis de serotonina e dopamina, hormônios que provocam estado de calma e relaxamento (UFAL);
4) Donos de animais domésticos têm menores níveis de triglicérides e colesterol (AHA);
5) Pacientes donos de cães que sofreram um ataque cardíaco sobrevivem por mais tempo do que aqueles sem cães (UNICID);
6) Donos de animais com mais de 65 anos fazem 30 % menos visitas a seus médicos do que aqueles sem animais de estimação (SBGG).
Diante de todos estes dados, o que você está esperando para esmagar seu bichano e agradecê-lo pelo bem que lhe faz?
P.S.: Caso você ainda não tenha um, entre em contato com a SOS Vira-Lata, ONG que encaminha animais para adoção aqui na nossa região. Tenho certeza que um dos gatinhos ou cachorrinhos vai concordar em adotar você, assim como esta gatinha da foto, a Frida, me adotou há um ano atrás ;)