Hoje é dia das crianças e vamos a mais cinco razões para deixar seu filho fazendo o que faz melhor na infância: brincar! Acompanhe:
16) Não se preocupe em encontrar companhia para o seu filho ou filha o tempo todo. Brincando sozinha, a criança desenvolverá iniciativa e autonomia e aprenderá que estar só consigo mesma basta ;)
17) Brincar também desenvolve a autoestima e autoconfiança, faz com que a criança perceba do que é capaz - seja acertando uma peça de encaixe, arremessando um pião com sucesso ou andando de bicicleta sem rodinhas pela primeira vez.
18) Paciência é outra virtude desenvolvida durante as brincadeiras, onde a criança precisa hora esperar sua vez no jogo ou separando peças, elaborando uma estratégia e persistindo até concluir a montagem de um quebra-cabeças. (Outra forma de exercitar a calma e a paciência em seu filho ou filha é contar histórias em capítulos, uma parte por dia, sempre terminando com algo que desperte a curiosidade dela ou dele. Isso vai ajudá-lo a ter serenidade para aguardar o desfecho).
19) A memória é uma capacidade estimulada o tempo todo no brincar - e não é só no jogo da memória. Isso porque registramos com mais qualidade as experiências prazerosas e aquelas que temos em momentos em que estamos felizes. E tem coisa mais prazerosa do que o brincar?
20) A capacidade de investigação, a coragem de fazer novas descobertas também pode ser exercitada durante as brincadeiras, seja fazendo um experimento científico, contando o tempo que consegue se equilibrar num pé só ou juntando uma lupa e uma lanterna para brincar de detetive. E, de brinde, você ainda descola um largo sorriso de felicidade. Que tal?
Até amanhã!