SÍLVIO DAMIANI BÚRIGO, falecido aos 82 anos em Criciúma no ano da graça de 2024, é filho de VALDEMAR e EMA DAMIANI, dos BÚRIGO de Tubarão e dos DAMIANI de Urussanga, tendo nascido em Urussanga em 11.9.1942.
É irmão de ALAMIRO e ODILON e pai de FRANCISCO. Tem dois netos MARIA CECÍLIA e EDUARDO e neto é a melhor coisa do mundo.
Os estudos que fazem com que alguém seja médico e ter alguma especialidade duram 19 anos ou mais. SÍLVIO iniciou-os no Grupo Escolar Barão de Rio Branco em Urussanga, o mais antigo do município, inaugurado em 1941. Teve como professora de Educação Física IVA DAMIANI, formada em Florianópolis a toque de caixa, pois não havia professores à época.
O então prefeito ZEFERINO BÚRIGO adquiriu área para edificar a escola que apenas contou com o ensino fundamental (1ª à 4ª série). Somente em 1971 vai contar com ensino até a 8ª série e em 1996 com ensino médio.
Daí, SÍLVIO vai para Tubarão estudar no Grupo Escolar Hercílio Luz, no Ginásio Sagrado Coração de Jesus e no Colégio Dehon. Tubarão era bem mais cidade que Criciúma, devendo seu desenvolvimento à Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina. Já a partir de 1895 inicia-se a fundação das principais escolas de Tubarão e o Colégio São José, a apenas 100 metros da ferrovia, é marco na educação da região. Chegam de trem três religiosas responsáveis pela implantação do Colégio. Em 1898 cria-se a Biblioteca e Arquivo Público. Associações recreativas começam a aparecer nos espaços citadinos. São inaugurados o Clube 07 de Julho (1899) e o Clube 29 em junho (1931), ambos com sedes à margem da ferrovia.
Em 1902 o Governo encampa a estrada de ferro e em 1906, baseado na posição estratégica da cidade, a sede da ferrovia é transferida para Tubarão. Ainda em 1906 é inaugurado o Hospital Nossa Senhora da Conceição, a pouco mais de 50 metros da ferrovia. Nesta época ainda não havia ocupação urbana na margem esquerda do rio.
Em 1948 os Irmãos Althoff inauguram na Rua São Manoel, próximo à ferrovia, casa de cinema e shows para 1.200 pessoas, a maior do Estado, atraindo público das cidades vizinhas. Quando de minha chegada a Criciúma em 1960, CLODOALDO ALTHOFF gerenciava o cine Milanez na cidade. Depois construiria o Cine Ópera na Rua Coronel Pedro Benedet. A margem esquerda do Rio Tubarão recebe infraestrutura com a abertura da Rua José Acácio Moreira (1949), ligando o centro ao Ginásio Coração de Jesus (atual Colégio Dehon) recém inaugurado e a Rua Expedicionário José Pedro Coelho (1950).
Em 1963 SÍLVIO está em POA, recém aprovado para o curso de Medicina na Faculdade Católica, onde se graduará em 1968, aos 26 anos. Faz especialização em UROLOGIA na Enfermaria 31 da Santa Casa de Misericórdia, POA.
EXERCÍCIO PROFISSIONAL
Ainda em POA atende na Santa Casa e nos Hospitais São Francisco, Getúlio Vargas, Beneficência Portuguesa, Lazarotto, (Pronto Atendimento); no SAMDU de Novo Hamburgo, (RS) e Pronto Socorro Cruz Azul. Neste ponto, vem para nossa região a fim de trabalhar na condição de Médico urologista nos HOSPITAIS SÃO JOSÉ (HSJ, desde 1970), SANTA CATARINA e SÃO JOÃO BATISTA; na CARBONÍFERA PRÓSPERA, setor Siderópolis e Criciúma.
Com outros colegas do HSJ, inicia o atendimento do PRONTO SOCORRO e com outros Urologistas de SC cria o Departamento de Urologia da Associação Catarinense de Medicina (ACM). Um pouco antes, em 1966, JAISON TUPI BARRETO, MANOEL MIRANDA, WILSON SANTHIAGO, JÚLIO DOIN VIEIRA e eu criávamos o Departamento de Oftalmologia da ACM. SÍLVIO deu início à Hemodiálise do HSJ com ALBINO JOSÉ DE SOUZA FILHO, MANOEL CARDOSO e ALVARO ROCHA.
Inicia a CLÍNICA MÉDICA CRICIÚMA com ALBINO JOSÉ DE SOUZA FILHO, EDUARDO MOREIRA e PORTIUNCOLA CAESAR AUGUSTUS GORINI.
Realizou curso de especialização em Urologia, Nefrologia e Andrologia nos hospitais de Clínicas de São Paulo, Servidores do Rio de Janeiro, La Porte de Choisy em Paris (1980), Departamento de Urologia da Universidade de Londres (1979), Fundação Puigvert (Barcelona, Espanha, 1987). Parece que foi em Barcelona que SÍLVIO ouviu algo que grande parte das pessoas não ouviu: o chocolate pode reacender o fogo entre os casais e ser a solução para problemas de ereção.
Comprovado cientificamente, o chocolate amargo seria afrodisíaco para as mulheres, capaz de intensificar o orgasmo; contendo o aminoácido L-Arginina HCL age fortalecendo o esperma.
SÍLVIO DAMIANI BÚRIGO participou de grande número de Congressos Médicos no Brasil e exterior principalmente ligados a estudos urinários.
Tem DIPLOMAS DE MÉRITO MÉDICO do CONSELHO FEDERAL de MEDICINA e do HOSPITAL SÃO JOSÉ.
Conforme já registrei em outros trabalhos, SILVIO DAMIANI BÚRIGO e LUIZ FERNANDO DA FONSECA GYRÃO são os autores da primeira cirurgia cardiológica em Criciúma, no Hospital São José. Homem, vítima de punhalada no tórax, foi trazida ao Centro Cirúrgico carregada nos fortes braços do patologista Sérgio Alice, que, por puro acaso, passava por onde hoje se situa o URC, Instituto Radiológico. O ferido perdia muito sangue. Sérgio invadiu o Centro Cirúrgico onde estavam Sílvio e Gyrão que debridaram os tecidos humanos lesados fazendo a sutura do ferimento em pleno músculo cardíaco, salvando essa vida. (Cont.na próxima semana)