Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Coisas de criança

Por Henrique Packter 14/10/2024 - 12:05

Houve uma babá que deliberadamente expos PUPO e BRIGITTE à fúria do ataque de um enxame de abelhas. O estrago foi grande, as crianças picadas da cabeça aos pés. Mãe AUGUSTA não resistiu aplicando merecidas palmadas no traseiro da excomungada. Numa das viagens a Araranguá e Arroio do Silva discussão entre PUPO e MÉROPE termina com ele esfregando carrapichos nos belos cabelos cacheados da irmã que tiveram de ser sacrificados.

PUPO passou a vida a reclamar de seu prenome, mas, nascido o primeiro filho corre a registrá-lo como ... PORTIUNCULA!  

SÉRGIO LUIZ BORTOLUZZI, anestesista do Hospital São José, fez vestibular para Medicina no mesmo ano que PUPO. Chegaram a estudar juntos em Porto Alegre, preparando-se para o exame. Nunca se soube o motivo, mas PUPO temia ser reprovado em Português caso fizesse o exame vestibular para Medicina  em Porto Alegre. Por esta razão decide fazer o vestibular em/para Santa Maria.

Já BORTOLUZZI faz o vestibular em Porto Alegre. Depois viaja a Santa Maria para submeter-se a exame também lá porque o resultado no Portinho ainda não saíra.  De maneira dramática soube que passara, por telegrama em caráter urgente entregue no local da prova. Abriu e leu-o em voz alta por exigência dos demais candidatos. O telegrama, de parente em Porto Alegre, dizia:

- Parabéns, foste aprovado no vestibular para Medicina!

SERGIO BORTOLUZZI limitou-se a entregar a prova em branco debaixo de aplausos, deixando Santa Maria para nunca mais voltar.

OUTROS CURSOS, CURRÍCULO, FAMÍLIA

Curso de Medicina do Trabalho (1974, 1º da UFSC), 1º lugar no Concurso em Cirurgia Torácica  no Hospital de Base de Brasília, 2º lugar no Concurso no DSP/SC em Cirurgia Torácica. 

O extenso currículo de PORTIUNCULA CAESAR AUGUSTUS GORINI preencheria muitas laudas deste jornal.

Casado com ONEI SCHAUCOSKI GORINI e pai de Valéria S. Gorini, médica endocrinologista, Dino Gorini Neto engenheiro de Produção Civil e professor da UNESC, Portiuncula Gorini, cirurgião cardíaco em Florianópolis.

Quando PORTIUNCULA retorna a Criciúma seu primeiro ato cirúrgico, um implante de marca passo cardíaco, foi realizado no Hospital São José auxiliado por LUIZ FERNANDO DA FONSECA GYRÃO.

Notícia dos jornais: o Hospital São João Batista, celebrando seus 50 anos, reuniu mais de 150 médicos com respectivos cônjuges no salão Santos Guglielmi, Criciúma Clube em 05.12.2013

A solenidade contou com a presença do corpo clinico e administrativo do hospital e autoridades, o prefeito Márcio Búrigo, e a secretária de saúde Geovânia de Sá. O Dr. Portiuncula Caesar Augustus Gorini recebeu na ocasião o título de Médico Honorário do hospital e deu seu nome ao centro cirúrgico do nosocômio que, doravante, passou a se chamar Centro Cirúrgico Dr. Portiuncula Caesar Augustus Gorini. 

A MAÇONARIA E OS GORINI

DINO GORINI e PORTIUNCULA C A GORINI eram membros da maçonaria que data de 1175, quando pedreiros ingleses, para não revelar a forma das construções góticas, preferência na Inglaterra, passam a se organizar sob a proteção de São João Batista.  

Eduardo VI dissolve a Fraternidade em 1547, provocando a formação da Deísta Sociedade dos Pedreiros Livres, século 17, construtores do Templo da Humanidade (1650). A Moderna Maçonaria principia em Londres (1713), objetivando espalhar o Deísmo, preceitos naturais e unir os homens, sem distinção religiosa.

Presente no Brasil desde a Inconfidência Mineira, final do século 18, a primeira loja maçônica brasileira, filiada ao Grande Oriente da França foi instalada em 1801 no contexto da Conjuração Baiana. Desde 1809 são fundadas várias lojas no RJ e Pernambuco e o primeiro Grande Oriente Brasileiro é de 1813 dirigido por Antônio Carlos Ribeiro de Andrada e Silva. A lusofobia presente nos movimentos de emancipação, também caracterizava a maçonaria brasileira, que, de início não aceitava se submeter ao Grande Oriente de Lisboa.

MANIF ZACHARIAS, mais 16 irmãos,  fundou a LOJA MAÇÔNICA PRESIDENTE ROOSEVELT de Criciúma em 15.8.1946; a primeira sessão ritualista ocorreu em 28.7.1948.

A Maçonaria surgiu realmente na Inglaterra, em canteiros de obras, final da Idade Média pela unificação de 4 unidades na Grande Loja de Londres (1717), atingindo sua culminância na América. Em nenhum país foi tão importante quanto nos EUA. Mason (mêisson) termo para pedreiro em inglês, quando pedreiros da época (para manter a hegemonia na construção civil, militar e religiosa), guardavam segredo profissional, passando-o apenas a aprendizes confiáveis e nem sempre. Mais tarde, as aulas (fóruns), são transferidas aos lodges (lojas).

Nove dos 55 homens que assinaram a Declaração de Independência e um terço dos 39 signatários da Constituição vinham da maçonaria. Benjamin Franklin era maçom e George Washington, grão-mestre da Loja Alexandria, teria comparecido de avental cerimonial no lançamento da pedra fundamental da nova cidade.

Há compassos e estrelas no traçado das ruas de Washington DC. O tema George Washington maçom inspirou pinturas e esculturas nas portas do Senado e no teto do Capitólio. A cidade tem ao menos 17 edifícios com arquitetura típica (mistura de estilo grego e romano), acompanhados de esquadros, compassos e letras G (God, Deus em inglês). Com o sucesso da independência americana (1776), a Maçonaria passou a ditar o passo das alterações políticas do planeta. Ser maçom (final século 18, começo do 19) era pertencer a clube exclusivo arregimentador das mentes mais inquietas e influentes. Com liberdade, igualdade e fraternidade no DNA, a maçonaria estava na Revolução Francesa (1789) e inspirou a criação da Carbonária, sociedade secreta que buscaria a independência da Itália (1810).

A Marselhesa foi composta em loja de Marselha. Três libertadores da América, Bernardo O’Higgins (Chile), Simón Bolívar(Venezuela) e José de San Martín (Argentina), frequentavam a mesma loja em Londres, convivência que influenciou um continente. A Maçonaria participou da independência de todos os países da América do Sul, Brasil inclusive. Nossa independência de Portugal (1822) foi proclamada pelo grão-mestre Dom Pedro 1º e a Proclamação da República (1899) vem por outro, o marechal Deodoro da Fonseca. Nilo Peçanha, Hermes da Fonseca e Wenceslau Braz, maçons atuantes na República Velha, chegam à presidência do país.

A partir da década de 1930 a ordem vive crise quando membros mais à direita (fascistas) e à esquerda (comunistas), não vestem mais o mesmo avental. No Holocausto, entre 80 e 200 mil maçons morreram em campos nazistas. Muitos eram maçons-judeus. Nos anos 50, a Ordem teve filiação recorde nos EUA, mas, a desinteressada geração seguinte faz as revoluções passarem longe das lojas.

MAS, AFINAL, O QUE A MAÇONARIA QUER NOS SEUS MEMBROS?

Maçonaria (franco-maçonaria) é sociedade ou instituição fraternal de caráter universal, filosófica, progressista e filantrópica, constituída por homens acolhidos por iniciação em Lojas, onde, utilizando símbolos e alegorias, operam pela elevação da Sociedade Humana.

Cultivam princípios de liberdadedemocraciaigualdadefraternidade, de progresso intelectual. Acreditam em vida futura, no sigilo absoluto e inviolável, no respeito à família e no firme propósito de buscar a perfeição, deletando vícios próprios e alheios. Da prática do culto e glorificação da verdade, da justiça e do direito. Do respeito às autoridades constituídas, às leis do país, à família e às religiões. Mais: a Maçonaria quer a prática da  benevolência, educação, tolerância e da livre e consciente investigação da verdade. Proíbe em Loja a discussão sectária sobre assuntos religiosos ou políticos. Barracos, bebedeiras, adultério e prisões, nem pensar.

 

MANIF ZACHARIAS,  UM MAÇOM

Falecido em 21.2.2016 aos 97 anos e DINO GORINI, falecido a 31.7.1988 aos 79 anos, ambos maçons de 4 costados, sócios no Hospital Sta. Catarina, médicos e figuras de grandeza maiúscula sob qualquer aspecto que fossem estudados, acabaram inimigos. Henrique Dauro Martgnago em CRICIÚMA: EVOLUÇÃO E SUCESSO, pág. 168 diz: “Tendo em vista que, na época, as relações dele (Manif Zacharias) com o Dr. Dino não eram boas, adquiri suas ações, passando a controlar majoritariamente a casa de saúde”.  Maçons estruturam-se e reúnem-se em células autônomas, oficinas ou lojas. O número total de maçons em 2008 era cerca de 3,6 milhões: 1,5 milhões nos EUA (4 milhões em 1965); 250 mil na Inglaterra;170 mil no Brasil; 1,6 milhões no restante do mundo. 

A Maçonaria adota o Livro da Lei, o Esquadro e o Compasso, considerados como suas Três Luzes Emblemáticas, permanentemente situadas sobre o Altar dos Juramentos. A maçonaria pretende admitir apenas e todo homem livre, de bons costumes e boa índole, sem distinção de raçareligião, ideário político ou posição social. Acessível aos homens de todas as raças, classes e crenças, excetuando as que privem o homem da liberdade de consciência, da manifestação do pensamento, restrinjam os direitos e a dignidade da pessoa humana e exijam submissão incondicional.

Exigência: o candidato deve acreditar, como a Maçonaria acredita e proclama, num Princípio Criador, o Grande Arquiteto do Universo. Para entrar na Ordem é preciso ter cromossomo XY e acreditar em algum deus, e pouco mais que isso.

 

Precisa ser maior de idade, ter endereço fixo, renda própria e declarar seus motivos para participar da ordem. Sendo casado a mulher precisa estar de acordo. Sendo homossexual, não entra.

 

A Maçonaria não mais lidera revoluções ou funda países. Não mais aprova o ingresso de gente como Hugo Chávez (presidente venezuelano) no Templo Maçônico de Caracas, a convite de um guarda-costas. Chávez discursava citando frequentemente maçons como Simón Bolívar. Também Sílvio Berlusconi (premiê italiano), maçom da loja Propaganda Due, Estado dentro do Estado nos anos 70,  iniciado em 1978, teria deixado a Maçonaria quando a loja fechou (1981). Esperidião Amin, ex-governador e atual senador por SC é membro desde 1971.

Na Inglaterra, maçons funcionários do sistema judiciário obrigam-se a declarar essa condição (1977). Motivo: lealdade à irmandade poderia desacreditar seu trabalho. Importante saber quem é maçom, para acompanhar sua conduta. Em 12 anos, nenhuma impropriedade ou má prática foi verificada por parte dos juízes pelo fato de serem maçons.

Maçons também pesquisam amigos, emprego, a vida financeira e criminal do irmão em potencial. Investigado por 6 meses a 1 ano, o candidato é avaliado por toda a loja: a aprovação deve ser unânime. Participa então da iniciação e promete não revelar o que escutar, o tal pacto de silêncio da irmandade. Reavaliado frequentemente obriga-se a participar de uma reunião semanal noturna em dia útil. Ausência só em função de trabalho, saúde ou estudo, mediante autorização.

Lojas maçônicas da mesma cidade ou não, se visitam, sendo aconselhável participar de alguns desses momentos de intercâmbio. A cada 3 anos, deve-se participar da votação para grão-mestre, coordenada por Tribunal Eleitoral Maçônico.

Tem mais: cada loja cobra mensalidade, algo em torno R$ 150,00 para fundo de amparo, que cobre despesas inesperadas de irmãos, fundo que também funciona como previdência paralela. Viúvas de maçons recebem pensão mensal; maçom em apuros é socorrido pelo fundo.

Finais de semana, maçons fazem trabalho voluntário nas instituições mantidas pela ordem (creches, hospitais). Levar esposa e filhos é recomendável. Esposas dos irmãos maçons são consideradas cunhadas e os filhos de sobrinhos.

A influência também se dá em outras áreas do Estado. Funcionários e pessoas ligadas à Petrobras reúnem-se por todo o país nas lojas maçônicas Monteiro Lobato - que não era maçom, mas disse: o petróleo é nossoHá grana da empresa nisso? A Petrobras não confirma tal envolvimento.

SÍMBOLOS

Olhorepresenta Deus onisciente e onipresente, que tudo vê. Pirâmide alusão à suposta origem da maçonaria entre arquitetos do Egito antigo. Coluna B do templo, Boaz, à esquerda na entrada das lojas. Remete ao bisavô do rei Davi e à 1ª coluna do Templo de Salomão. Coluna J , Jachim, à direita. Jachim: fusão das palavras hebraicas jah (Jeová) e achin (estabelecer) reporta-se à 2ª coluna do templo.

Os membros são cuidadosamente escolhidos. Opta-se pelos portadores de bom nível cultural e situação financeira equilibrada. Isto para que o candidato ao ingresso na Ordem não sacrifique seus compromissos com a sociedade e com familiares. No Brasil, a Maçonaria tem mais de 170 mil membros em 2.000 Lojas.

Em 1822, a Maçonaria brasileira estava dividida em 2 facções. Ambas queriam a independência: uma republicana e outra de José Bonifácio de Andrada e Silva. Esta queria manter Dom Pedro I numa monarquia constitucional. Ambos disputavam o poder de forma passional.

Na Maçonaria foram estudadas, discutidas e aprovadas decisões importantes no processo de independência, como o manifesto do Dia do Fico (9.1.1822) e os detalhes da aclamação de dom Pedro como imperador (12.10.1822).

COMPASSO: racionalidade científica e busca pela perfeição moral.

ESQUADRO: objeto dos pedreiros, o ângulo reto indicando honestidade.

vem de God, Deus em inglês. Ou GAU, sigla para Grande Arquiteto do Universo. 33 é número mágico dos maçons.

Rituais maçônicos têm caminhadas com vendas e lâminas contra o peito, mas nada de drinques de sangue.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito