1. DIREITO AO ESQUECIMENTO
"Num país de triste desmemória, discutir e julgar o esquecimento como direito fundamental de alguém poder impor o silêncio de ato ou fato que pode ser de relevância de interesse público, parece um desaforo jurídico para sua geração. Brasil é um país no qual a minha geração lutou pelo direito de lembrar" (Ministra Carmen Lúcia do STF em julgamento sobre o esquecimento).
O STF decidiu no dia 11.2.2021, por maioria, não reconhecer o direito ao esquecimento. A questão trata do uso da imagem de pessoas envolvidas em casos de grande repercussão.
Após quatro sessões de julgamento, a maioria dos ministros (9x1), entendeu que o direito não está previsto no ordenamento jurídico e não pode sobrepor-se à liberdade de expressão prevista na Constituição. A Corte julga o recurso da família de Aída Curi, jovem assassinada após tentativa de estupro (1958, RJ).
Segundo a defesa, a reconstituição da morte em programa de TV provocou sofrimento aos parentes.
No julgamento, a maioria dos ministros seguiu voto do ministro Dias Toffoli, relator do processo. No entendimento de Toffoli, o pretenso direito ao esquecimento não é compatível com a Constituição. Segundo ele, a liberdade de expressão não perde seu valor ao longo do tempo.
Os ministros Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Luiz Fux acompanharam o relator nesse ponto.
Nas sessões anteriores, os ministros Nunes Marques, Alexandre de Moraes e Rosa Weber também votaram contra o reconhecimento.
O ministro Edson Fachin reconheceu o direito ao esquecimento, mas entendeu que a questão deve ser analisada caso a caso.
2. LEWANDOWSKI, MELHOR JOGADOR DE FUTEBOL DO MUNDO EM 2020
Robert Lewandowski, futebolista polonês, atacante do Bayern de Munique e da Seleção Polonesa, reconhecido por sua eficiência, finalização e grande número de gols assinalados, é considerado muitas vezes como o melhor centroavante da atualidade.
Capitão da Seleção Polonesa desde 2014, Lewandowski tem 116 jogos e 63 gols oficiais, sendo o maior goleador da história e o jogador com mais partidas. Representou sua nação na Eurocopa de 2012 e 2016 e na Copa do Mundo de 2018, sendo o principal jogador da classificação polonesa para o mundial. Nas eliminatórias da Eurocopa de 2020, entrou na lista dos dez maiores artilheiros europeus por seleção, na história.
Na estreia do Mundial de Clubes, marcou 2 gols na vitória de 2–0 sobre Al-Ahly, levando o Bayern à final. Foi campeão ao derrotar o Tigres por 1 a 0 na decisão, além de ser eleito o melhor jogador do mundial, ganhando a Bola de Ouro da Copa da competição.
De família de desportistas, o pai de Lewandowski foi judoca e a mãe jogou voleibol. Casado desde junho de 2013 com Anna Stachurska, em dezembro de 2016 Lewandowski anunciou em 4.5.2017 o nascimento da primeira filha, Klara Lewandowski.
Em 9.10.2017, Lewandowski formou-se em Educação Física pela Universidade de Varsóvia, um dia após o jogo contra Montenegro, que classificou os poloneses ao Mundial de 2018,
3. AINDA A VACINAÇÃO
Vamos vacinar o país em 2021: 50% até junho 50% até dezembro (Eduardo Pazuello). Mas, o governo federal apostou novamente errado fechando contrato com poucos fornecedores da vacina contra o coronavírus. A saída encontrada em meio à escassez de doses foi restringir o público-alvo diminuindo o ritmo de vacinações de profissionais da saúde e da população idosa. Levando-se em conta apenas a ompetência da pasta demonstrada até agora é uma estimativa exageradamente otimista.
Sabemos que é um desafio, mas queremos vencê-lo (Luiza Trajano, aquela do Magazine e da campanha Unidos pela Vacina, cuja meta é vacinar todos até setembro). Supondo que a vacinação ora comandada pelo general –médico honorário, reduz a o número de óbitos pela metade das mais de mil mortes diárias de nossos dias, ainda teremos de lamentar a perda de mais 150 mil vidas graças ao general-logístico. Somadas às perdas verificadas até hoje, teremos quase 400 mil brasileiros mortos pelo Covid-19 no reinado de Pazuello, primeiro e único.
4. COMO SABER SE VOCÊ É NOVO OU VELHO (IDOSO) EM TEMPOS DE PANDEMIA
A idade é só um número. A cabeça é que decide se você é novo ou velho (LEWANDOWSKI)
Mas, é bom saber que V é velho, quando:
a. Seu nariz teima em ficar fora da máscara
b. Fala, tocando a máscara
c. Esquece de tirar a máscara quando chega em casa
d. Esquece onde largou a máscara
e. Continua dando um pulinho no banco para ver o saldo
f. Não tem a menor noção do que é baixar ou usar aplicativos
g. Acha que pagar conta pelo telefone é coisa de filme de ficção científica
h. Anda de carro 4 quilômetros por semana, o equivalente a duas visitas ao supermercado e sua farmácia
i. Acompanha a vacinação dos idosos, reclama em alta voz porque sua vacinação está atrasada em relação às outras cidades. 4.787