O próprio juiz de direito, José Fonseca Nunes de Oliveira e o prefeito Boanerges Pereira de Medeiros disputavam o privilégio de hospedá-lo. Mas, dormiu mesmo na pensão até a madrugada seguinte. Meio mundo de curiosos acompanharam e velaram seu repouso do lado de fora da pensão.. Manhãzinha cedo acorda para seguir viagem a Bom Jesus, no RS.
A viagem para o RS
Acompanhado de César Martorano e de Antonio Palma parte a cavalo para alcançar Vacaria e, finalmente, POA. Até Vacaria eram 100km, um terço do trecho percorrido de Florianólpolis a São Joaquim. Foram mais 3 dias para vencer a escarpada costa do Lava Tudo. Boca da noite jantam na fazenda do coronel Inácio Palma, pai dos 3 jovens irmãos Palma. Andam mais, até alcançar a fazenda de Augusto Pires às margens do Lava Tudo que separa Lages de São Joaquim. Saem dia escuro com Nico Pires, filho do fazendeiro e bom conhecedor da região. Ele guia o grupo até local bem estreito do rio, embora muito encachoeirado e caudaloso. Ali vadeiam o curso dágua. Nico atravessa a nado, um a um, cavalos e cavaleiros. Tudo na mais absoluta escuridão e silêncio, debaixo de chuva torrencial. Terminada a proeza Chatô tira bolo de notas dos bolsos, dá uma parte delas ao rapaz, sem contar.
A Coxilha Rica
A cavalgada pela montanha se estende pelo dia inteiro. Dormem a noite do dia 8 na Coxilha Rica do coronel Belisário Ramos, pai de Aristiliano Ramos, edil em Lages e incorporado ao exercito revolucionário em POA. Coxilha Rica, em Lages tem 100 km² de zona rural num planalto a mais de 1.000 m acima do nível do mar. Predomina a vegetação rasteira de gramíneas; onde ocorrem remanescentes de floresta encontra-se a araucária. Coxilha, como todo mundo sabe, é vasto terreno ondulado. O solo da Coxilha Rica é pouco profundo, pedregoso, não muito fértil e coberto de gramíneas que no inverno ressecam com a geada e com o vento..
Primeira via terrestre de ligação entre sul e sudeste do Brasil, o Caminho das Tropas, traçada no século 18 , abrangia a Coxilha Rica. Passavam pela região tropeiros levando gado do RS a SP (Sorocaba) e sul de MG. Nesta região correm os rios Pelotas, Pelotinhas, Penteado, Lageado Bonito e o Lava-Tudo.
As propriedades privadas instaladas na Coxilha Rica são fazendas destinadas à pecuária, à criação de gado utilizando pastagem natural. Há séculos cria-se gado na região, que concentra a maior variedade de raças bovinas de corte do Brasil. Raimundo Colombo ex-governador de SC e lageano de muitos costados é grande proprietário rural na Coxilha Rica.
Em solo gaúcho
Beirando o rio Pelotas, caminho de Bom Jesus, raiando o dia haviam atravessado o rio Pelotas e estavam em solo gaúcho. Chegam a Bom Jesus à noite. Despede-se dos acompanhante e só então vasculha os próprios bolsos. No fundo de um deles encontra a amarfanhada passagem do hidroavião, preenchida com todos os seus dados do embarque a 3 de outubro, no RJ. Talvez se exibida fosse em São Joaquim teria lhe poupado grande sofrimento. Poucas horas e estava em Vacaria onde encontra o general Valdomiro Lima sitiando a cidade com incrível exército brancaleone de voluntários. Um carro do exército deixa-o em POA, na metade da tarde do dia 10 de outubro, uma semana após o embarque no avião da Condor no RJ. POA era uma praça de guerra onde encontrou apenas Osvaldo Aranha, agora governador do RS. Vargas e seu estado-maior viajavam pela ferrovia rumo ao PR . Poucas horas antes, outra composição partira levando 3 mil soldados da cavalaria.