Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Recado de Portiuncola

Por Henrique Packter 30/09/2024 - 12:00

Nos últimos tempos a classe médica do sul de Santa Catarina tem sido fustigada pelo espectro da morte. É um cenário invulgar tendo em vista que os guardiães da saúde são ameaçados justo num terreno que lhes é muito familiar.  Em Tubarão tivemos duas perdas a lamentar, sendo uma delas de oftalmologista. Bem lá no sul, na Praia Grande, morreu o Dr. João José  de Mattos aos 83 anos, ostentando a condição de dois mandatos na prefeitura local.

Já em Criciúma  muitas mortes a lamentar houve, a começar pelo pneumologista Arthur Goulart, continuando com  dois cardiologistas pai e filho, um cirurgião geral dedicado á proctologia, um cirurgião plástico, um oftalmologista, um urologista, e agora, faz uma semana, um cirurgião torácico, o Dr. Portiuncola Caesar Augustus Gorini. Tive oportunidade, em 2016, de entrevistá-lo longamente para uma série que engendrei, PIONEIROS MÉDICOS. Muitos dados foram-me repassados por e-mails. Vejam esse:     

“Prezado Henrique: (...) o Hospital São João Batista (HSJB) deu meu nome ao seu Centro Cirúrgico e do Dr. Dino Gorini ao seu Centro de Estudos”.

“(...) participei do Concurso de Cirurgia Torácica na Fundação Hospitalar do DF (1°HDB), em 08.9.1976, tendo obtido o primeiro lugar para a única vaga. Retornei a Brasília após a promulgação do resultado no Diário Oficial da União.  A vaga era para um grande Serviço de Cirurgia do Tórax no país, mas, estando lá, sondei o ambiente, senti o ônus de um novo recomeço se me transferisse para Brasília, sobretudo não sendo um Político de carreira, AVIÃO DEPENDENTE. Optei então por permanecer em SC, perto dos familiares vivos que ainda restavam, os filhos mais próximos e todas as facilidades AUTOMÓVEL DEPENDENTES”.

“Muito embora o Serviço de Cirurgia Torácica do Professor Manoel Ximenes Neto com quem iria trabalhar fosse dos mais respeitados do país, mesmo nos dias atuais, eu, meu filho, dois colegas de POA e um do RS fazíamos pelo menos um mutirão por ano (programado) de Cirurgia Torácica de Alta Complexidade, incluindo esôfago, no 1°HDB, com o referido Professor”.

“Visitei em Brasília com minha esposa o David Boianowski (pediatra que atuou em Criciúma de 1958 a 1970, falecido em acidente aviatório da TAM em Congonhas, na Ponte Aérea). Fomos bem recebidos por ele e esposa Rosa.  Mostrou-me a casa com ampla churrasqueira em cuja parede estavam as assinaturas dos visitantes, tendo eu assinado meu nome logo abaixo do Ministro Arnaldo da Costa Pietro (Ministro do Trabalho e da Previdência Social)”.

(Arnaldo da Costa Prieto, engenheiro, professor e político, foi ministro do Trabalho e Previdência Social no governo Geisel, 1974). 

“Tivemos conversa cordial já que éramos vizinhos de casas de um lado ele, do outro lado o seu irmão Boris no Morro dos Conventos, Araranguá”.

“Caro Colega: o parabenizo pela sua iniciativa de falar sobre o nosso Pioneirismo, sem tecnologia avançada, quando o conhecimento era adquirido grão a grão, em infindáveis procuras em livros, muitas vezes só encontrados em Sebos, sem INTERNET. Desta forma os jovens conhecerão o valor do saber dos mais velhos, os reais PIONEIROS”.

“Prezado Henrique: Os subsídios (material), para a sua escrita já repassei no meu curriculum vitae que sistematicamente cataloguei, bem como os detalhes que citei no último E-mail. Segundo me falou Brigitte, seu objetivo era historiar os Pioneiros Médicos e assim o fiz. Também devo citar que o Hospital São João Batista deu meu nome ao seu Centro Cirúrgico e o do Dr. Dino Gorini no seu Centro de Estudos”.

“Acompanhei com atenção as suas colocações sobre a Saga dos Gorini, e estou aguardando o desdobramento e desfecho do assunto nas suas colocações sobre a minha pessoa, já que sou o Cirurgião Torácico do presente assunto”.

“Ok! Então, finalmente, não li o desfecho da minha História dos Pioneiros Médicos, já que a minha irmã falou-me do seu desejo de falar sobre o primeiro Cirurgião Torácico de Criciúma e não li ainda o referido artigo em que falas sobre mim, os filhos sim com brevidade conforme citas no dia 29/06/2016”.

“Caro Colega: o parabenizo pela sua iniciativa de falar sobre o nosso Pioneirismo, sem tecnologia avançada, quando o conhecimento era adquirido grão a grão, em infindáveis procuras em livros, muitas vezes só encontrados em Sebos, sem INTERNET. Desta forma os jovens conhecerão o valor do saber dos mais velhos, os reais PIONEIROS.

Próxima semana conclui PORTIUNCOLA CA GORINI inicia CELSO MENEZES

Portiuncola Caesar Augustus Gorini, nasceu em Nova Veneza, SC em 12.4.1938. Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria, RS em 1964. É casado com Onei Schaucoski Gorini.

Iniciou seu trabalho em Criciúma, no Hospital Santa Catarina após término da Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Ernesto Dornelles, POA, RS.  

Após 4 anos na Cirurgia Geral optou por se especializar em Cirurgia Torácica no Serviço do Professor Jesse Teixeira, PUC, RJ. Prestou exame final obtendo o Título de Especialista em Cirurgia Torácica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT).

Retornou a Criciúma, iniciando a difícil tarefa de enfrentar sozinho tão complexa especialidade. Com calma e ordem escalonou entre a Clínica de Tórax, as urgências, os casos mais rotineiros com qualidade, sobretudo ao Assumir o Departamento de Saúde (DSP), para o controle da Tuberculose, enfermidade que envolve um extremo raciocínio e tirocínio quando exige controle cirúrgico.

No início, atendimento às emergências com qualidade, depois operações mais complexas exigindo muita retaguarda técnica, Banco de Sangue, Anestesiologia, UTI, Fisioterapia e sala de operação bem estruturada.

Gradativamente o Serviço foi se adequando às condições que se apresentavam até adquirir rotinas. Nos idos de 1976, optou por enfrentar Concurso (Escrito, Oral, Prático e de Títulos) para única Vaga de Cirurgia Torácica no Hospital Distrital de Base em Brasília, Serviço de Cirurgia Torácica do Professor Manoel Ximenez Neto. Aprovado, aguardou nomeação no Diário Oficial da União, Resolução 66/74 de 08.9.1976. Em Brasília sentiu que deveria retornar a Criciúma, onde seria mais útil, exercendo paralelamente a Cirurgia Geral. Submeteu-se ao Concurso do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), Escrito, Oral e Prático tornando-se Membro Titular do CBC.

Realizando atendimentos cirúrgicos eletivos e emergenciais, incluindo centenas de operações em Pediatria, foi possível estender o atendimento a vários Hospitais vizinhos. Com o Progresso e o advento da VÍDEO CIRURGIA, participou do Primeiro Curso em SC (Florianópolis, Hospital Universitário), 11/10/1991. Posteriormente mais quatro Cursos Intensivos de Imersão em Vídeo em Goiânia (GO) em diferentes anos, inclusive VIDEOTORACOSCOPIA complementado com o Curso de VIDEOENDOSCOPIA DIGESTIVA, no Serviço do Professor Luiz Henrique de Sousa, Goiânia, GO, 2007.

    Em 1979 fez novo Curso de Cirurgia Cardiotorácica, no Imperial Brompton Hospital da Universidade de Londres (Inglaterra), na qualidade de Internship. Durante o Curso deu especial atenção à Cirurgia de Marcapassos para implante de eletrodos Epimiocárdicos.

    Em São Paulo, treinamento intensivo em Marcapasso no Departamento da Sorin Biomédica de 20 a 27.10.1985. No Instituto Dante Pazzanese fez treinamento com o Professor Décio Kormann e em POA com o Professor Fernando Lucchese. Estes estágios alavancaram e permitiram a Criação do Serviço de Marcapasso no Hospital São João Batista, que foi o germe do Primeiro Serviço de Cirurgia Cardíaca do Sul Catarinense.

    Em Novembro de 2013, por ocasião dos 50 Anos de Fundação do Hospital, Portiuncola C A Gorini foi homenageado com o Título de MÉDICO HONORÁRIO do HOSPITAL SÃO JOÃO BATISTA, por completar 50 anos de trabalho e pelo sucesso alcançado no IMPLANTE DE MARCA PASSO, os dirigentes do HSJB estenderam esta homenagem denominando seu Centro Cirúrgico PORTIUNCOLA CAESAR AUGUSTUS GORINI.

 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito