Esse final de semana, os carros de corrida mais badalados do mundo estarão no lendário circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica, para o retorno da Formula 1, depois de um mês de férias.
Uma pista de 7 mil metros de comprimento, a maior do calendário da F1, com 19 curvas, esteve na primeira temporada, em 1950, juntamente com Monza, Mônaco e Silverstone. Uma das pistas mais velozes e desafiadoras do mundo, Spa contem um trecho memorável nas curvas 3, 4 e 5, a famosa Eau Rouge. Um 'S' que o carro percorre a 300 km/h sem frear, com uma gigantesca subida e em seguida completar a curva 7 com mais uma reta enorme, chamada Kemmel. O nível de periculosidade é altíssimo.
Devido a isso, Spa-Francorchamps já teve acidentes fatais. O mais recente deles em 2019, na Formula 2, com o francês Anthoine Hubert. O acertou em cheio o muro depois de desviar de um acidente no tal trecho, e levar uma panca lateral de Juan Manuel Correa.
Michael Schumacher é o maior vencedor nesta pista, com seis vitórias, em seguida vem Ayrton Senna com cinco. Dos pilotos atuais, dois são os que mais se destacam, com Kimi Raikkonen e Lewis Hamilton somando quatro triunfos cada. A sensação do campeonato, Max Verstappen, nunca venceu na Bélgica, e deve chegar com a faca nos dentes, depois de duas corridas consecutivas sem poder completar uma volta por conta de acidentes envolvendo carros da Mercedes.
GP DA BÉLGICA
Sexta-feira (27/08) Treino livre 1 às 6:30
Sexta-feira (27/08) Treino livre 2 às 10:00
Sábado (28/08) Treino livre 3 às 7:00
Sábado (28/08) Classificação a partir das 10:00
Domingo (29/08) GP da Bélgica às 10:00
Onde assistir: Band e BandSports