Em entrevista exclusiva ao @HoradeAcelerar, Rachel Loh contou em detalhes as funções desempenhadas por um engenheiro de pista. Rachel lembra que sua primeira ocupação profissional no automobilismo foi como engenheira de dados. “Engenheiro de dados é aquele que cuida do sistema de aquisição de dados, que instala os dados, faz a interpretação, dá feedback pro piloto, para os engenheiros e para os mecânicos.”
Mas e o engenheiro de pista? Pois então...este profissional, que também pode ser chamado de engenheiro de performance, “cuida do setup do carro, define a calibragem, define a estratégia, fica no rádio com o piloto”. Loh destaca a satisfação de ter migrado de uma engenheira de dados para uma engenheira de pista, pois é um passo acima hierarquicamente na equipe. “É uma responsabilidade muito maior”.
Ao longo da entrevista Rachel também versa sobre a importância da relação de confiança entre piloto e engenheiro de pista. “O segredo do sucesso de ganhar campeonatos é ter essa relação bem resolvida para você ter sucesso nas corridas. Na Stock Car é muito difícil.”
Atualmente, Rachel Loh trabalha diretamente com o piloto César Ramos. Mas destaca que a equipe A.Mattheis possui uma plataforma horizontal, o que permite que todos engenheiros tenham liberdade para trabalhar com todos carros.
A engenheira da Ipiranga Racing finaliza seu discurso contando que no dia a dia, na pista e na oficina, sua principal função é “o acompanhamento junto com os outros engenheiros da manutenção e do desenvolvimento dos carros, produzindo diversos relatórios de desempenho''. “Meu trabalho é registrar tudo muito bem”.
Colaboração: Rafael Machado