2022 será um ano diferente para a Formula 1. Isso porque o regulamento terá uma drástica mudança que deve criar uma nova era na categoria.
Na manhã desta quinta-feira, foi apresentado o conceito dos novos carros para o ano que vem, priorizando um alto corte de gastos e um modelo padronizado, algo próximo da Formula Indy.
A primeira novidade é o 'efeito solo'. Banido no início dos anos 2000 por questões de segurança, o sistema gera downforce na parte inferior do carro, dando estabilidade e a mais pura velocidade de um carro de Formula 1. Desta maneira, todos os outros artifícios criados para amenizar este efeito, como as asas e a estrutura lateral serão simplificadas.
Nota-se também que o bico e a asa dianteira não são as mesmas em todas as fotos, portanto as equipes poderão fazer algumas alterações na questão aerodinâmica.
Sobre a questão dos motores, que deve fazer a diferença para os carros do ano que vem, eles serão congelados até 2025, quando a configuração atual dos V6 Turbo Híbrido será substituído. Segundo o ex-engenheiro de motores da Renault, o brasileiro Rico Penteado, em entrevista ao site Motorsport.com, "2022 será muito importante para definir o campeonato dos próximos três. Quem ganhar em 2022 provavelmente vai ganhar 2023, 2024 e talvez 2025".