A Formula 1 vem testando novos formatos de treino classificatório para substituir o atual Q1, Q2 e Q3. Em 2016, por exemplo, foi implantado um sistema eliminatório que ia excluindo os pilotos com a volta mais lenta a cada 90 segundos, e que foi banido após duas etapas. Desde então, a classificação atual consiste em três sessões, na qual ao término de cada uma delas, cinco pilotos são eliminados, até sobrar os dez primeiros que disputam a pole position.
Esse formato não irá mudar, mas será acrescentado um novo modelo para determinar o grid de largada: são as chamadas 'Corridas de Classificação'.
Ela será realizada no sábado e consiste em uma corrida curta, com cerca de ⅓ da quilometragem da prova oficial, sem troca de pneus obrigatória. O primeiro colocado ganha 3 pontos, o segundo, 2, e o terceiro, 1. O resultado dessa corrida vai servir como definição para grid do GP no domingo.
Com isso, o treino classificatório com formato tradicional passa a ser realizado na sexta-feira, e define a posição de largada de cada um na 'minicorrida' de sábado.
O novo sistema já inicia neste final de semana em Silverstone, e ainda será testado em Monza e possivelmente em Interlagos.
CRONOGRAMA RESUMIDO
SEXTA-FEIRA: Treino livre 1 (60 minutos) e Classificação para a 'minicorrida' (com Q1, Q2 e Q3);
SÁBADO: Treino livre 2 (60 minutos) e Corrida classificatória (100km);
DOMINGO: Corrida de distância completa.