Acontece hoje, a partir das 17h30, o 1º Encontro IDM Brasil Setor de Mineração do Sul. Vai acontecer no auditório Diomício Vidal, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic). O objetivo é discutir a condição atual da mineração no país e não apenas a situação do carvão mineral, que é forte na região.
“Quando a gente fala em mineração no Sul pensamos em carvão, mas hoje, a grande força da mineração em Santa Catarina são pedras e areia. O carvão ele é uma substância que traz valor para Santa Catarina e para o Brasil, mas se avaliar em nível Brasil não tem a mesma força do que a pedra e a areia”, comentou a diretora regional do IDM, Luciane de Souza.
A expectativa é de que prefeitos, deputados federais e estaduais, representantes de mineradoras, do Ministério Público e órgão ambientais estejam presentes. “Vamos ter essa audiência para levantar os pontos e as dificuldades, é para mostrar que a frente está ajudando um setor e não apenas duas empresas”, disse a presidente da Câmara de Gestão e Estudos Superiores do Instituto do Desenvolvimento da Mineração, Suelen Geremia.
O IDM, Instituto do Desenvolvimento da Mineração, foi fundado não faz muito tempo. O objetivo é mobilizar os envolvidos com este segmento produtivo. A participação da Frente Parlamentar Mista da Mineração será importante para fortalecer o movimento. O presidente comparou a mineração com a agricultura.
“Nós temos que aproveitar o momento, que o presidente Jair Bolsonaro tem sinalizado um apoio. A agricultura, há 20 anos, decidiram discutir de forma ampla e quando iniciou aconteceram algumas resistências, mas quando os produtores entenderam que se unissem o resultado seria nacional”, comentou o presidente do IDM, Wagner Pinheiro.