Nesta terça-feira (19) é Dia do Exército. A data é celebrada em memória à Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 19 de abril de 1648, no estado de Pernambuco. Foram as principais ações bélicas ocorridas no Nordeste brasileiro contra a presença dos holandeses na região. Em Criciúma, o 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) realiza uma série de ações, durante a semana, em comemoração aos 374 anos do exército brasileiro.
De acordo com o comandante, tenente-coronel Eduardo Moraes Fonseca, a data não é comemorada apenas hoje, mas durante toda a semana. "Ontem nós iniciamos umas exposições de material de emprego militar nos shoppings da região e seguimos com alogumas palestras em escolas para divulgar o exército e as atividades do 28º GAC. Além disso, temos a banda que está fazendo apresentações em vários municípios da região".
A noite de quarta-feira (20) será de apresentação especial no bairro Comerciário, em Criciúma. "Amanhã a noite terá uma surpresa para as pessoas que moram no centro de Criciúma, no bairro Comerciário. A nossa banda deve realizar uma Tocata Itinerante. Convido a todos prestigiarem. É a oportunidades de conhecer músicas militares", explica o comandante.
Qual a função do 28º GAC?
O tenente-coronel explica que a principal atribuição é prestar apoio de fogo em combate, porém, outras ações são realizadas. "O 28º GAC presta apoio de fogo em combate, em estado de guerra, para as unidades de infantaria e cavalaria. Além dessa missão, temos outras duas. A garantia da lei e da ordem, e a garantia dos poderes constitucionais. Na nossa região nos cumprimos, ainda, as chamadas missões subsidiárias, ou seja, são atuações em proveito da defesa civil quando a população necessita. E, também, em ações de combate a ilícitos em fronteiras. Por exemplo, nós mandamos tropas para atuar na fronteira com a Argentina e o Paraguai", informa ele.
A companhia de Criciúma atua, ainda, em várias ações de integração com a sociedade. "Atuamos, por exemplo, na operação Covid-19, em campanhas de vacinação, montando postos de triagem, fazendo o mesmo papel que desempenhamos com a H1N1", finaliza o comandante, tenente-coronel, Eduardo Moraes Fonseca.
Ao todo, 400 militares compõem o 28º GAC de Criciúma.
Confira o podcast da entrevista do comandante do 28º GAC, tenente-coronel, Eduardo Moraes Fonseca: