Em cenários eleitorais onde há apenas um candidato a prefeito como será em Meleiro e também em outras quatro cidades de Santa Catarina, o processo segue normalmente, com adaptações para garantir a legalidade e o cumprimento das regras eleitorais. Mesmo sem concorrentes diretos, a eleição não é cancelada e o candidato precisa obter pelo menos 50% dos votos válidos (sem contar nulos ou em branco).
Nesse contexto segundo o Tribunal Reginal Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), o candidato precisa receber apenas um voto válido para ser eleito. Caso não consiga nenhum, novas eleições serão requisitadas pela Justiça Eleitoral.
Como funcionam os votos brancos e nulos?
Nas eleições municipais do Brasil, os votos brancos e nulos não são considerados válidos e, por isso, não influenciam diretamente no resultado final da eleição. De acordo com a legislação eleitoral, esses votos não são computados na contagem de votos válidos, ou seja, são desconsiderados na definição de quem será eleito.
A confusão em torno dos efeitos desses votos é comum, com muitos eleitores acreditando que brancos e nulos podem anular uma eleição ou causar a necessidade de um novo pleito, o que não é verdade. Em eleições municipais, mesmo com uma alta quantidade de votos nulos ou brancos, o candidato com mais votos válidos será eleito.