Chegaram ao conhecimento do Deinfra as constantes reclamações dos últimos dias de motoristas que trafegam pela SC-390 na Serra do Rio do Rastro, entre Lauro Müller e Bom Jardim da Serra. Os condutores vinham percebendo uma série de parafusos no meio da pista. Em alguns casos, eles até furavam e cortavam pneus de carros, causando prejuízos e transtornos ao trânsito.
O problema está mais visível nos quilômetros de pista concretada, e em geral os parafusos estão expostos na faixa central, o que confirma que os mesmos serviam de fixação para os tachões refletivos e não refletivos. Muitos deles, rompidos ou já perdidos, deixavam detritos na pista e, por vezes, restaram apenas os parafusos.
"Uma equipe da Confer, a empresa com a qual temos contrato para reparos, esteve hoje no local analisando o problema e esperamos que até o fim da manhã desta quinta-feira os parafusos estejam removidos", informa o superintendente regional do Deinfra - responsável pelo trecho -, Gustavo Taufembach. "Não foi possível mobilizar o conserto antes por questão climática. Como o tempo melhorou hoje, a equipe conseguiu conferir de perto", detalhou.
Taufembach confirmou que a origem do problema está na perda dos tachões. "O ideal seria recoloca-los, mas isso envolve a mobilização de outro contrato de rodovias, o da sinalização, que está sendo refeito e passará por uma nova licitação no próximo dia 23", explicou. "Daí faremos um contrato mais inchado, com mais recursos, para então fazer toda a sinalização nova da Serra do Rio do Rastro. Enquanto isso, vamos arrancar esses parafusos que restaram para não causar mais problemas", completou o superintendente.