Fundada por iniciativa de um grupo comerciantes e de lideranças políticas em 18 de junho de 1944, a Associação Empresarial de Criciúma (Acic) chega aos 78 anos neste sábado, com uma história de comprometimento com o desenvolvimento socioeconômico do Sul catarinense, pautada no apoio ao setor empresarial e defesa das demandas da região.
"Nessa trajetória, a Acic se transformou em uma das entidades mais importantes do Estado, pela representatividade, projetos e ações empreendidas, alinhados à missão de promover o desenvolvimento econômico, político, social e cultural de Criciúma e região, representando e prestando serviços aos associados e meio empresarial", enaltece o presidente da Associação Empresarial de Criciúma, Valcir José Zanette.
"As pautas não se extinguem, na medida em que novos pleitos surgem enquanto demandas elencadas anteriormente são atendidas. Por isso, continuamos olhando para a frente, ouvindo os anseios da comunidade e dos associados, trabalhando em conjunto em busca de soluções e cobrando ações do poder público", acrescenta Zanette.
Atualmente, a Acic conta com 1,9 mil associados, divididos entre os setores da indústria, do comércio e de serviços. Para atender esse público e a comunidade em geral, disponibiliza um portfólio de serviços que inclui a oferta de capacitações, certificado de origem e certificação digital, assinatura eletrônica, cessão de espaços e logística, consultorias, entre outros.
Através da Rede de Talentos, promove a aproximação entre profissionais e empresas. Por meio da Rede e Vantagens, oportuniza diversos serviços em condições especiais para os associados. Com a Revista Liderança Empresarial, divulga ações em diferentes segmentos e aborda questões de interesse regional. Ao instituir prêmios e projetos, contribui com a educação, a cultura e a valorização de profissionais da imprensa e empresas.
Convidado
Para celebrar o aniversário, a Acic realizará uma palestra na segunda-feira, 20, em sua sede, às 19 horas. O convidado será Bruno Luis Ferrari Salmeron, que integra a terceira geração da empresa da família. Há 20 anos dirige empresas familiares e é autor do livro "Governança em Família: da fundação à sucessão", tema da palestra.
"As gerações pensam de maneira diferente e o que fazer para garantir a longevidade das empresas familiares? O sucesso passa pelo desenvolvimento dos talentos, treinar para transformar os acionistas em responsáveis, ativos e criadores de riquezas. As famílias que conseguem manter a longevidade começam cedo a preparar o sucessor", aponta Salmeron.
Engenheiro eletromecânico e formado em Administração de Empresas, Salmeron tem pós-graduação em Engenharia Automotiva, MBA pela Insead (França), CEO FVG (Brasil) e certificação como Conselheiro de Inovação pelo Gonew.co (Brasil).
Um dos fundadores do Capítulo Santa Catarina do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), é membro do Conselho de Administração do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) e diretor de Operações da Divisão Automotiva da Schulz S.A.