Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

ACTs atuais participam de processo seletivo da Educação

Se aprovados, no entanto, eles serão barrados pelo setor administrativo, em acordo com a regra da 'quarentena'

Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 23/12/2019 - 08:34 Atualizado em 23/12/2019 - 08:35
Professores fizeram protestos em frente ao gabinete do prefeito no mês passado, pedindo concurso público para professores efetivos (Fotos: Heitor Araujo / Arquivo / 4oito)
Professores fizeram protestos em frente ao gabinete do prefeito no mês passado, pedindo concurso público para professores efetivos (Fotos: Heitor Araujo / Arquivo / 4oito)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O processo seletivo para professores temporários em Criciúma, realizado neste fim de semana, teve  a participação dos atuais ACTs do município. No entanto, de acordo com a lei da quarentena, reafirmada pelo Ministério Público, que exige concurso público de efetivos para revogar o acordo firmado em 2016, eles não poderão assumir as vagas deixadas pelos titulares em 2020.

"Não podemos negar que os ACTs atuais participem. O que acontecerá é que, no setor administrativo da prefeitura, quando eles levarem a documentação para admissão, será impossibilitado que continue. O bloqueio se dá na admissão", explicou a secretária de Educação de Criciúma, Roseli Pizzolo. 

A lei de quarentena impede que os temporários atuais sejam aprovados em novo concurso para professores temporários. A prefeitura tentou reverter o critério, alegando que o caso da Educação é diferente. "Quando faz para a prefeitura (concurso para cargo temporário), a pessoa fica um ano inteiro. De ACT não, ela pode entrar na licença de uma gestação, prêmio e ficar só um mês no cargo. Vai trabalhar um mês e ficar um ano sem poder?", questiona a secretária. 

Segundo a secretária, o processo seletivo realizado no domingo foi "um sucesso", com a prova transcorrendo dentro da normalidade. O gabarito deve ser disponibilizado nesta segunda-feira. "Com o gabarito, as pessoas vão saber se foram bem ou não, de acordo com a média histórica", afirma Roseli.

O processo seletivo dos ACTs não tem um número de vagas definidas; varia de acordo com o afastamento dos efetivos por motivos de saúde ou por licença prêmio, por exemplo. Para 2020, uma das estratégias da prefeitura para diminuir o número de temporários no quadro de professores do município é o aumento da carga horária dos efetivos: aqueles que trabalham 20 horas podem passar para o regime de 40 horas. A expectativa, segundo Roseli, é de que devam ser abertas de 200 a 250 vagas para temporários no começo do ano letivo. 

"Esse ano tivemos alteração temporária para os nossos efetivos, foram 163 que a fizeram, o que vai diminuir bastante a quantidade de vagas para os ACTs. No início de fevereiro vai ter a quantidade de vagas que vai ser ofertada. Deve ser em torno de 200 a 250 vagas para o começo do ano letivo", indicou Roseli.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito