Criciúma poderá ter linhas de ônibus interbairros a partir da próxima semana. É uma das alternativas da Associação Criciumense de Transporte Urbano (ACTU) para atender às solicitações do comércio e da indústria e também uma forma de aumentar o número de passageiros, que continua baixo.
De acordo com Everton Trento, presidente da ACTU, as novas rotas e horários ainda estão em discussão com as empresas e o plano é aprensentá-las na semana que vem à Diretoria de Transporte e Trânsito (DTT), para tentar a liberação dos novos itinerários.
"Temos recebido pedido de supermercados, shoppings, indústrias de flexibilização de horários. Como o volume ainda é pequeno, nós fizemos uma reunião na quarta-feira e decidimos criar a linha interbairros", afirmou. "Se for autorizada ela sai por exemplo do Nações Shopping, passa pela Próspera e vai até o Rio Maina, por exemplo. Se colocar um carro para cada bairro, fica inviável", detalhou Trento.
Em relação ao número de passageiros, segundo Trento a semana passada apresentou altas. "Teve um acréscimo de 20%. Semana passada fechou com 6 mil passageiros por dia", estimou. A tendência, para Trento, é melhorar.
"Algumas empresas já tinham contratado veículos, outras em função do horário que não atendia, outras passavam valor aos colaboradores para comprar gasolina. Em conversa, me parece que estão propensos a voltar ao transporte coletivo", concluiu.